LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Patricio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wiurnos, Natalia, Bidone, Matías
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795
Resumo: O artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificações
id UESB-6_c76f28c0148c5f82e8a1525347cd9497
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7795
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIALA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIAHISTORY TEACHING IN THE PROVINCE OF BUENOS AIRES: TOWARDS A BALANCE SHEET IN HIGH SCHOOL RENEWALHistóriaEnsinoEnsino médioHistoriaEnseñanzaEscuela secundariaHistoryTeachingHigh schoolO artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificaçõesEl artículo presenta una serie de conclusiones investigativas tendientes a la construcción de un balance en torno a la renovación de la asignatura historia en la escuela secundaria. Para ello se recuperan y analizan diversos ejes, tales como: el lugar asignado a las clases y grupos subalternos; el peso curricular de lo contemporáneo y la cuestión del eurocentrismo; y, los nuevos enfoques sobre la llamada historia colonial americana. En líneas generales las renovaciones curriculares operadas en Argentina desde la década de 1990, en particular las ocurridas en la provincia de Buenos Aires, mostraron modificaciones significativas en la tradición escolar de este país y propusieron un acercamiento hacia las preocupaciones y el desarrollo de la historia investigada o académica. El interrogante central de este trabajo es: ¿Cuán profundas fueron estas modificaciones?This article explains a sequence of investigative conclusions tending to build a balance sheet about the history subject renovation in high school. To do this balance, different central concepts were reviewed and analyzed, such as: the place assigned to subordinate classes and groups; the curricular weight of the contemporary time and Eurocentrism issue and the new approaches in the American colonial history. In general terms, the curricular renovations which have operated in Argentina since the 1990s, in particular in the province of Buenos Aires, have showed significant modifications in the school tradition of this country. In addition these changes have proposed an approach towards the concerns and development of the investigated or academic history. The central question of this work is: How deep are these modifications?Edições UESB2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/779510.22481/rbba.v1i02.7795Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-2352316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795/5301Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrande, PatricioWiurnos, NataliaBidone, Matías2021-06-08T09:43:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7795Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-08T09:43:40Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
HISTORY TEACHING IN THE PROVINCE OF BUENOS AIRES: TOWARDS A BALANCE SHEET IN HIGH SCHOOL RENEWAL
title LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
spellingShingle LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
Grande, Patricio
História
Ensino
Ensino médio
Historia
Enseñanza
Escuela secundaria
History
Teaching
High school
title_short LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
title_full LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
title_fullStr LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
title_full_unstemmed LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
title_sort LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
author Grande, Patricio
author_facet Grande, Patricio
Wiurnos, Natalia
Bidone, Matías
author_role author
author2 Wiurnos, Natalia
Bidone, Matías
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grande, Patricio
Wiurnos, Natalia
Bidone, Matías
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino
Ensino médio
Historia
Enseñanza
Escuela secundaria
History
Teaching
High school
topic História
Ensino
Ensino médio
Historia
Enseñanza
Escuela secundaria
History
Teaching
High school
description O artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificações
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795
10.22481/rbba.v1i02.7795
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v1i02.7795
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795/5301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470377938944