LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795 |
Resumo: | O artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificações |
id |
UESB-6_c76f28c0148c5f82e8a1525347cd9497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7795 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIALA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIAHISTORY TEACHING IN THE PROVINCE OF BUENOS AIRES: TOWARDS A BALANCE SHEET IN HIGH SCHOOL RENEWALHistóriaEnsinoEnsino médioHistoriaEnseñanzaEscuela secundariaHistoryTeachingHigh schoolO artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificaçõesEl artículo presenta una serie de conclusiones investigativas tendientes a la construcción de un balance en torno a la renovación de la asignatura historia en la escuela secundaria. Para ello se recuperan y analizan diversos ejes, tales como: el lugar asignado a las clases y grupos subalternos; el peso curricular de lo contemporáneo y la cuestión del eurocentrismo; y, los nuevos enfoques sobre la llamada historia colonial americana. En líneas generales las renovaciones curriculares operadas en Argentina desde la década de 1990, en particular las ocurridas en la provincia de Buenos Aires, mostraron modificaciones significativas en la tradición escolar de este país y propusieron un acercamiento hacia las preocupaciones y el desarrollo de la historia investigada o académica. El interrogante central de este trabajo es: ¿Cuán profundas fueron estas modificaciones?This article explains a sequence of investigative conclusions tending to build a balance sheet about the history subject renovation in high school. To do this balance, different central concepts were reviewed and analyzed, such as: the place assigned to subordinate classes and groups; the curricular weight of the contemporary time and Eurocentrism issue and the new approaches in the American colonial history. In general terms, the curricular renovations which have operated in Argentina since the 1990s, in particular in the province of Buenos Aires, have showed significant modifications in the school tradition of this country. In addition these changes have proposed an approach towards the concerns and development of the investigated or academic history. The central question of this work is: How deep are these modifications?Edições UESB2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/779510.22481/rbba.v1i02.7795Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-2352316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795/5301Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrande, PatricioWiurnos, NataliaBidone, Matías2021-06-08T09:43:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7795Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-08T09:43:40Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA HISTORY TEACHING IN THE PROVINCE OF BUENOS AIRES: TOWARDS A BALANCE SHEET IN HIGH SCHOOL RENEWAL |
title |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
spellingShingle |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA Grande, Patricio História Ensino Ensino médio Historia Enseñanza Escuela secundaria History Teaching High school |
title_short |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
title_full |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
title_fullStr |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
title_full_unstemmed |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
title_sort |
LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: APORTES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE UN BALANCE SOBRE SU RENOVACIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA |
author |
Grande, Patricio |
author_facet |
Grande, Patricio Wiurnos, Natalia Bidone, Matías |
author_role |
author |
author2 |
Wiurnos, Natalia Bidone, Matías |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grande, Patricio Wiurnos, Natalia Bidone, Matías |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino Ensino médio Historia Enseñanza Escuela secundaria History Teaching High school |
topic |
História Ensino Ensino médio Historia Enseñanza Escuela secundaria History Teaching High school |
description |
O artigo apresenta uma série de conclusões investigativas tendentes à construção de um balanço em torno à renovação da disciplina História no ensino médio. Para isso, são recuperados e analisados diversos eixos, tais como: o lugar atribuído às aulas e grupos subalternos; o peso curricular do contemporâneo e a questão do eurocentrismo; e as novas abordagens sobre a chamada História Colonial Americana. Em linhas gerais, as renovações curriculares operadas na Argentina desde a década de 1990, em particular as que ocorreram na província de Buenos Aires, mostraram modificações significativas na tradição escolar deste país e propuseram uma aproximação às preocupações e o desenvolvimento da história tanto em pesquisas quanto no âmbito acadêmico. O interrogante central desse trabalho é: ¿quão profundas seriam essas modificações |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795 10.22481/rbba.v1i02.7795 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v1i02.7795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/7795/5301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 02 (2020): Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências; 212-235 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470377938944 |