Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490 |
Resumo: | Esse artigo analisou a memória social construída acerca da Educação Técnica e Profissional em Agropecuária cubana. Revisou o processo de implementação dessa modalidade de educação no Instituto Politécnicos em Agropecuária Villeña-Revolución, no que se refere à oferta dos cursos técnicos em Cuba. Apoiamo-nos teoricamente nas concepções de memória de Halbwachs (2003 e 2004), as quais propõe que a memória tem sempre um caráter social. Apropriou da memória construída por professores, gestores, entre outros sujeitos que vivenciaram de forma direta ou indireta as transformações dessa modalidade educacional. Os resultados encontrados apontam que a Educação Técnica e Profissional tem como princípio a pedagogia martiana, de educação de formação integral e contínua para a vida. |
id |
UESB-6_d22c2b409b89c4318766df7e1a14726e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1490 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubanaMemória socialCubaEducação Técnica e ProfissionalEsse artigo analisou a memória social construída acerca da Educação Técnica e Profissional em Agropecuária cubana. Revisou o processo de implementação dessa modalidade de educação no Instituto Politécnicos em Agropecuária Villeña-Revolución, no que se refere à oferta dos cursos técnicos em Cuba. Apoiamo-nos teoricamente nas concepções de memória de Halbwachs (2003 e 2004), as quais propõe que a memória tem sempre um caráter social. Apropriou da memória construída por professores, gestores, entre outros sujeitos que vivenciaram de forma direta ou indireta as transformações dessa modalidade educacional. Os resultados encontrados apontam que a Educação Técnica e Profissional tem como princípio a pedagogia martiana, de educação de formação integral e contínua para a vida.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 101-119Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 101-119Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 101-1192316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490/1286da Silva, Estácio MoreiraGarcía, Caridad Pérezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1490Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
title |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
spellingShingle |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana da Silva, Estácio Moreira Memória social Cuba Educação Técnica e Profissional |
title_short |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
title_full |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
title_fullStr |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
title_full_unstemmed |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
title_sort |
Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana |
author |
da Silva, Estácio Moreira |
author_facet |
da Silva, Estácio Moreira García, Caridad Pérez |
author_role |
author |
author2 |
García, Caridad Pérez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Estácio Moreira García, Caridad Pérez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória social Cuba Educação Técnica e Profissional |
topic |
Memória social Cuba Educação Técnica e Profissional |
description |
Esse artigo analisou a memória social construída acerca da Educação Técnica e Profissional em Agropecuária cubana. Revisou o processo de implementação dessa modalidade de educação no Instituto Politécnicos em Agropecuária Villeña-Revolución, no que se refere à oferta dos cursos técnicos em Cuba. Apoiamo-nos teoricamente nas concepções de memória de Halbwachs (2003 e 2004), as quais propõe que a memória tem sempre um caráter social. Apropriou da memória construída por professores, gestores, entre outros sujeitos que vivenciaram de forma direta ou indireta as transformações dessa modalidade educacional. Os resultados encontrados apontam que a Educação Técnica e Profissional tem como princípio a pedagogia martiana, de educação de formação integral e contínua para a vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490/1286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 101-119 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 101-119 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 101-119 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469760327680 |