A ETNOMATEMÁTICA COMO CIÊNCIA A SERVIÇO DO RESGATE CULTURAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/9694 |
Resumo: | O presente objetiva discorrer e refletir sobre como a Etnomatemática se alia à Educação Matemática Crítica e responde aos anseios trazidos por uma perspectiva crítica e pós-crítica do currículo. Como bases teóricas, se destacam as pesquisas de Ubiratan D’Ambrosio, Olé Skovsmose e Tomaz Tadeu da Silva. O estudo das teorias curriculares nos permite analisar como novas tendências em Educação Matemática surgem a partir de novas demandas sociais e tendem, em sua maioria, questionar e responder a determinado grupo dominante, a partir do reconhecimento e valorização do saber/fazer Matemática de um grupo com vistas na produção de significados para conceitos matemáticos construídos culturalmente por outros grupos. A Etnomatemática, é trabalhada como ciência de resgate do saber/fazer matemático dos diversos grupos culturais identificáveis, favorecendo a descolonização desse campo disciplinar e o desenvolvimento de uma Educação Matemática multicultural. Entrelaçar a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nos faz perceber como a Educação Matemática é, também, espaço de autoproduções capazes de gerar uma educação significativa, voltada ao respeito às identidades e geração de espaços para vozes antes desprezadas. |
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A ETNOMATEMÁTICA COMO CIÊNCIA A SERVIÇO DO RESGATE CULTURALLA ETNOMATEMÁTICA COMO CIENCIA AL SERVICIO DEL RESCATE CULTURALETHNOMATHEMATICS AS A SCIENCE AT THE SERVICE OF CULTURAL RESCUEEtnomatemáticaEducação MatemáticaCurrículoEtnomatemáticasEducación MatemáticacurrículoEthnomathematicMathematical EducationCurriculumO presente objetiva discorrer e refletir sobre como a Etnomatemática se alia à Educação Matemática Crítica e responde aos anseios trazidos por uma perspectiva crítica e pós-crítica do currículo. Como bases teóricas, se destacam as pesquisas de Ubiratan D’Ambrosio, Olé Skovsmose e Tomaz Tadeu da Silva. O estudo das teorias curriculares nos permite analisar como novas tendências em Educação Matemática surgem a partir de novas demandas sociais e tendem, em sua maioria, questionar e responder a determinado grupo dominante, a partir do reconhecimento e valorização do saber/fazer Matemática de um grupo com vistas na produção de significados para conceitos matemáticos construídos culturalmente por outros grupos. A Etnomatemática, é trabalhada como ciência de resgate do saber/fazer matemático dos diversos grupos culturais identificáveis, favorecendo a descolonização desse campo disciplinar e o desenvolvimento de uma Educação Matemática multicultural. Entrelaçar a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nos faz perceber como a Educação Matemática é, também, espaço de autoproduções capazes de gerar uma educação significativa, voltada ao respeito às identidades e geração de espaços para vozes antes desprezadas.The present objective is to discuss and reflect on how Ethnomathematics is allied to Critical Mathematics Education and responds to the concerns brought by a critical and post-critical perspective of the curriculum. As theoretical bases, the researches of Ubiratan D'Ambrosio, Olé Skovsmose and Tomaz Tadeu da Silva stand out. The study of curriculum theories allows us to analyze how new trends in Mathematics Education arise from new social demands and tend, for the most part, to question and respond to a certain dominant group, based on the recognition and appreciation of a group's knowledge/doing of Mathematics. with a view to producing meanings for mathematical concepts culturally constructed by other groups. Ethnomathematics is used as a science to rescue the mathematical knowledge/doing of different identifiable cultural groups, favoring the decolonization of this disciplinary field and the development of a multicultural Mathematics Education. Interweaving Ethnomathematics and Critical Mathematics Education makes us realize how Mathematics Education is also a space for self-productions capable of generating meaningful education, aimed at respecting identities and generating spaces for voices that were previously despised.El presente objetivo es discutir y reflexionar sobre cómo la Etnomatemática se alía con la Educación Matemática Crítica y responde a las inquietudes que trae una perspectiva crítica y poscrítica del currículo. Como bases teóricas destacan las investigaciones de Ubiratan D'Ambrosio, Olé Skovsmose y Tomaz Tadeu da Silva. El estudio de las teorías curriculares nos permite analizar cómo las nuevas tendencias en Educación Matemática surgen a partir de nuevas demandas sociales y tienden, en su mayor parte, a cuestionar y responder a un determinado grupo dominante, a partir del reconocimiento y valoración del saber / hacer de un grupo. de Matemáticas, con miras a producir significados para conceptos matemáticos construidos culturalmente por otros grupos. La Etnomatemática se utiliza como ciencia para rescatar el saber / hacer matemático de diferentes grupos culturales identificables, favoreciendo la descolonización de este campo disciplinar y el desarrollo de una Educación Matemática multicultural. El entrelazamiento de la Etnomatemática y la Educación Matemática Crítica nos hace darnos cuenta de que la Educación Matemática es también un espacio de autoproducciones capaces de generar una educación significativa, orientada a respetar las identidades y generar espacios para voces que antes eran despreciadas.Edições UESB2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/969410.22481/rbba.v10i02.9694Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 10 No. 02 (2021): Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des)caminhos da humanidade ; 219-231Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 10 n. 02 (2021): Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des)caminhos da humanidade ; 219-231Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 10 Núm. 02 (2021): Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des)caminhos da humanidade ; 219-2312316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/9694/6303Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges da Silva José, Inarados Santos Junior, Clovis Lisbôa2021-12-01T11:49:47Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9694Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-12-01T11:49:47Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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