O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar a abordagem do Princípio de Conservação da Energia em livros de texto de nível médio e superior publicados entre 1910 e 2010. Foram analisadas as definições de Energia, suas conotações e confrontadas com a denotação, segundo as categorias: Sequência Didática; Rigor do Conjunto de Invariantes e Representação Simbólica; Uso de Ilustrações e de Gráficos; Associação ao Quotidiano; Emprego de Interrogantes de Compreensão; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); e Abordagem Histórica. Os autores, um do Brasil e outro da Argentina, analisaram livros de relevância em cada país de origem, obedecendo à linha de atuação de acordo com a formação, cultura e linha de pesquisa, cuja formatação se deu por comunicação via rede. Depararam-se com mais variantes de análise que as estipuladas no projeto da pesquisa, uma vez que o autor é da área das Ciências Naturais, enquanto a autora é da área de Saúde. Observou-se que a maioria dos livros analisados prioriza a notação matemática, em detrimento de uma significativa relação entre as grandezas envolvidas numa Rede Conceitual para Energia, e que o conteúdo apresentado ainda carece de uma discussão tanto epistemológica, quanto histórica. |
id |
UESB-6_eec2797d9882065061b02919d23f3815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1472 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didáticaLivro de textoConceitoAprendizagem significativaEste trabalho visa analisar a abordagem do Princípio de Conservação da Energia em livros de texto de nível médio e superior publicados entre 1910 e 2010. Foram analisadas as definições de Energia, suas conotações e confrontadas com a denotação, segundo as categorias: Sequência Didática; Rigor do Conjunto de Invariantes e Representação Simbólica; Uso de Ilustrações e de Gráficos; Associação ao Quotidiano; Emprego de Interrogantes de Compreensão; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); e Abordagem Histórica. Os autores, um do Brasil e outro da Argentina, analisaram livros de relevância em cada país de origem, obedecendo à linha de atuação de acordo com a formação, cultura e linha de pesquisa, cuja formatação se deu por comunicação via rede. Depararam-se com mais variantes de análise que as estipuladas no projeto da pesquisa, uma vez que o autor é da área das Ciências Naturais, enquanto a autora é da área de Saúde. Observou-se que a maioria dos livros analisados prioriza a notação matemática, em detrimento de uma significativa relação entre as grandezas envolvidas numa Rede Conceitual para Energia, e que o conteúdo apresentado ainda carece de uma discussão tanto epistemológica, quanto histórica.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 91-103Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 91-103Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 91-1032316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472/1274Correia, Jornandes JesúsOrtigoza, Liliana del Valleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-25T17:21:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1472Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-25T17:21:49Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
title |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
spellingShingle |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática Correia, Jornandes Jesús Livro de texto Conceito Aprendizagem significativa |
title_short |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
title_full |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
title_fullStr |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
title_full_unstemmed |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
title_sort |
O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática |
author |
Correia, Jornandes Jesús |
author_facet |
Correia, Jornandes Jesús Ortigoza, Liliana del Valle |
author_role |
author |
author2 |
Ortigoza, Liliana del Valle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Jornandes Jesús Ortigoza, Liliana del Valle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro de texto Conceito Aprendizagem significativa |
topic |
Livro de texto Conceito Aprendizagem significativa |
description |
Este trabalho visa analisar a abordagem do Princípio de Conservação da Energia em livros de texto de nível médio e superior publicados entre 1910 e 2010. Foram analisadas as definições de Energia, suas conotações e confrontadas com a denotação, segundo as categorias: Sequência Didática; Rigor do Conjunto de Invariantes e Representação Simbólica; Uso de Ilustrações e de Gráficos; Associação ao Quotidiano; Emprego de Interrogantes de Compreensão; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); e Abordagem Histórica. Os autores, um do Brasil e outro da Argentina, analisaram livros de relevância em cada país de origem, obedecendo à linha de atuação de acordo com a formação, cultura e linha de pesquisa, cuja formatação se deu por comunicação via rede. Depararam-se com mais variantes de análise que as estipuladas no projeto da pesquisa, uma vez que o autor é da área das Ciências Naturais, enquanto a autora é da área de Saúde. Observou-se que a maioria dos livros analisados prioriza a notação matemática, em detrimento de uma significativa relação entre as grandezas envolvidas numa Rede Conceitual para Energia, e que o conteúdo apresentado ainda carece de uma discussão tanto epistemológica, quanto histórica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472/1274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 91-103 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 91-103 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 91-103 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469744599040 |