A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ouricuri (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411 |
Resumo: | O texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena. |
id |
UNEB-1_bcda46427607beed13bbff9f5ffd51d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5411 |
network_acronym_str |
UNEB-1 |
network_name_str |
Revista Ouricuri (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAEnsino de FísicaLivro didáticoAprendizagem SignificativaO texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena.Universidade do Estado da Bahia - UNEB2017-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/541110.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033Revista Ouricuri; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 025-033Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033Revista Ouricuri; v. 7 n. 1 (2017); 025-0332317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411/3420Copyright (c) 2018 Revista Ouricurihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Leonardo DiegoMesseder, Marcos Luciano Lopes2024-02-25T01:28:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5411Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2024-02-25T01:28:58Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
spellingShingle |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Lins, Leonardo Diego Ensino de Física Livro didático Aprendizagem Significativa |
title_short |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_fullStr |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full_unstemmed |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_sort |
A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
author |
Lins, Leonardo Diego |
author_facet |
Lins, Leonardo Diego Messeder, Marcos Luciano Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Messeder, Marcos Luciano Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Leonardo Diego Messeder, Marcos Luciano Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Livro didático Aprendizagem Significativa |
topic |
Ensino de Física Livro didático Aprendizagem Significativa |
description |
O texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411 10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411 |
identifier_str_mv |
10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411/3420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033 Revista Ouricuri; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 025-033 Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033 Revista Ouricuri; v. 7 n. 1 (2017); 025-033 2317-0131 2176-3216 reponame:Revista Ouricuri (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Ouricuri (Online) |
collection |
Revista Ouricuri (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ouricuri@nectas.org |
_version_ |
1809209582157824000 |