A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Leonardo Diego
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Messeder, Marcos Luciano Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411
Resumo: O texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena.
id UNEB-1_bcda46427607beed13bbff9f5ffd51d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5411
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAEnsino de FísicaLivro didáticoAprendizagem SignificativaO texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena.Universidade do Estado da Bahia - UNEB2017-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/541110.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033Revista Ouricuri; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 025-033Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033Revista Ouricuri; v. 7 n. 1 (2017); 025-0332317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411/3420Copyright (c) 2018 Revista Ouricurihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Leonardo DiegoMesseder, Marcos Luciano Lopes2024-02-25T01:28:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5411Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2024-02-25T01:28:58Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Lins, Leonardo Diego
Ensino de Física
Livro didático
Aprendizagem Significativa
title_short A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Lins, Leonardo Diego
author_facet Lins, Leonardo Diego
Messeder, Marcos Luciano Lopes
author_role author
author2 Messeder, Marcos Luciano Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Leonardo Diego
Messeder, Marcos Luciano Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Livro didático
Aprendizagem Significativa
topic Ensino de Física
Livro didático
Aprendizagem Significativa
description O texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411
10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411
identifier_str_mv 10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411/3420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033
Revista Ouricuri; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 025-033
Ouricuri Magazine; Vol. 7 No. 1 (2017); 025-033
Revista Ouricuri; v. 7 n. 1 (2017); 025-033
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1809209582157824000