Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Vânia Rita Donadio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512
Resumo: Um dos objetivos deste artigo é apresentar algumas contribuições do pensamento de Bourdieu para o campo pedagógico, reflexões sobre a natureza do trabalho escolar e dificuldades concretas na prática pedagógica, visualizando, na relação escola e sociedade, o processo de reprodução das desigualdades sociais. Para Pierre Bourdieu, a educação perde o papel de instituição transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm se legitimam os privilégios sociais. Esse autor deixou uma série de pistas e idéias, que, a nosso ver, colaboram para uma reflexão sobre as problemáticas vividas no campo pedagógico.
id UESB-7_03d541dfc9fd09cc835849a9de5ac68e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/512
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de BourdieuEducaçãoSociedadeDesigualdades sociaisUm dos objetivos deste artigo é apresentar algumas contribuições do pensamento de Bourdieu para o campo pedagógico, reflexões sobre a natureza do trabalho escolar e dificuldades concretas na prática pedagógica, visualizando, na relação escola e sociedade, o processo de reprodução das desigualdades sociais. Para Pierre Bourdieu, a educação perde o papel de instituição transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm se legitimam os privilégios sociais. Esse autor deixou uma série de pistas e idéias, que, a nosso ver, colaboram para uma reflexão sobre as problemáticas vividas no campo pedagógico.Edições UESB2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 70Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 70Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 702178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512/409http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Vânia Rita Donadio2021-03-22T22:57:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/512Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
title Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
spellingShingle Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
Araújo, Vânia Rita Donadio
Educação
Sociedade
Desigualdades sociais
title_short Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
title_full Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
title_fullStr Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
title_full_unstemmed Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
title_sort Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu
author Araújo, Vânia Rita Donadio
author_facet Araújo, Vânia Rita Donadio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Vânia Rita Donadio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociedade
Desigualdades sociais
topic Educação
Sociedade
Desigualdades sociais
description Um dos objetivos deste artigo é apresentar algumas contribuições do pensamento de Bourdieu para o campo pedagógico, reflexões sobre a natureza do trabalho escolar e dificuldades concretas na prática pedagógica, visualizando, na relação escola e sociedade, o processo de reprodução das desigualdades sociais. Para Pierre Bourdieu, a educação perde o papel de instituição transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm se legitimam os privilégios sociais. Esse autor deixou uma série de pistas e idéias, que, a nosso ver, colaboram para uma reflexão sobre as problemáticas vividas no campo pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/512/409
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 70
Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 70
Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 57- 70
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814551089152