O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaffrath, Marlete dos Anjos Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509
Resumo: O texto integra um trabalho de pesquisa docente recentemente concluído, cujo objeto é a investigação do lugar das fontes na pesquisa historiográfica e, mais especificamente, uma análise acerca do uso das fontes mais comuns neste tipo de pesquisa. Apresenta os resultados das primeiras aproximações com o tema e se constitui da seleção de alguns estudos que ajudam a situar o objeto de análise, sua problemática e, sobretudo, seus caminhos metodológicos. Pretende discutir em que medida os historiadores e pesquisadores da historiografia da educação podem significar as fontes em suas pesquisas. Considerando a hipótese de que o uso das fontes está irremediavelmente sujeito à perspectiva de análise do pesquisador (método), o que se tem visto são abordagens diversas sobre o papel das fontes nas pesquisas, assim como são distintos os significados que a elas se atribuem. Entretanto, há ainda pesquisadores para quem as fontes passam pela pesquisa apenas como instrumento informativo ou, quem sabe, mero efeito de ilustração (como o que acontece com o uso de fontes imagéticas), sem que incidam sobre elas reflexões que deveriam caracterizar melhor o seu papel na pesquisa.
id UESB-7_079ff1c954afd1cfd9e69be5cfde2109
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/509
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciaisFontesPesquisa historiográficaO texto integra um trabalho de pesquisa docente recentemente concluído, cujo objeto é a investigação do lugar das fontes na pesquisa historiográfica e, mais especificamente, uma análise acerca do uso das fontes mais comuns neste tipo de pesquisa. Apresenta os resultados das primeiras aproximações com o tema e se constitui da seleção de alguns estudos que ajudam a situar o objeto de análise, sua problemática e, sobretudo, seus caminhos metodológicos. Pretende discutir em que medida os historiadores e pesquisadores da historiografia da educação podem significar as fontes em suas pesquisas. Considerando a hipótese de que o uso das fontes está irremediavelmente sujeito à perspectiva de análise do pesquisador (método), o que se tem visto são abordagens diversas sobre o papel das fontes nas pesquisas, assim como são distintos os significados que a elas se atribuem. Entretanto, há ainda pesquisadores para quem as fontes passam pela pesquisa apenas como instrumento informativo ou, quem sabe, mero efeito de ilustração (como o que acontece com o uso de fontes imagéticas), sem que incidam sobre elas reflexões que deveriam caracterizar melhor o seu papel na pesquisa.Edições UESB2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-246Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-246Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-2462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509/406http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchaffrath, Marlete dos Anjos Silva 2021-03-22T22:57:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/509Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
title O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
spellingShingle O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
Schaffrath, Marlete dos Anjos Silva
Fontes
Pesquisa historiográfica
title_short O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
title_full O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
title_fullStr O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
title_full_unstemmed O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
title_sort O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
author Schaffrath, Marlete dos Anjos Silva
author_facet Schaffrath, Marlete dos Anjos Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaffrath, Marlete dos Anjos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes
Pesquisa historiográfica
topic Fontes
Pesquisa historiográfica
description O texto integra um trabalho de pesquisa docente recentemente concluído, cujo objeto é a investigação do lugar das fontes na pesquisa historiográfica e, mais especificamente, uma análise acerca do uso das fontes mais comuns neste tipo de pesquisa. Apresenta os resultados das primeiras aproximações com o tema e se constitui da seleção de alguns estudos que ajudam a situar o objeto de análise, sua problemática e, sobretudo, seus caminhos metodológicos. Pretende discutir em que medida os historiadores e pesquisadores da historiografia da educação podem significar as fontes em suas pesquisas. Considerando a hipótese de que o uso das fontes está irremediavelmente sujeito à perspectiva de análise do pesquisador (método), o que se tem visto são abordagens diversas sobre o papel das fontes nas pesquisas, assim como são distintos os significados que a elas se atribuem. Entretanto, há ainda pesquisadores para quem as fontes passam pela pesquisa apenas como instrumento informativo ou, quem sabe, mero efeito de ilustração (como o que acontece com o uso de fontes imagéticas), sem que incidam sobre elas reflexões que deveriam caracterizar melhor o seu papel na pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509/406
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 2 n. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-246
Práxis Educacional; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-246
Práxis Educacional; Vol. 2 No. 2 (2006): Fontes Documentais para a História da Educação; 237-246
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814547943424