O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/509 |
Resumo: | O texto integra um trabalho de pesquisa docente recentemente concluído, cujo objeto é a investigação do lugar das fontes na pesquisa historiográfica e, mais especificamente, uma análise acerca do uso das fontes mais comuns neste tipo de pesquisa. Apresenta os resultados das primeiras aproximações com o tema e se constitui da seleção de alguns estudos que ajudam a situar o objeto de análise, sua problemática e, sobretudo, seus caminhos metodológicos. Pretende discutir em que medida os historiadores e pesquisadores da historiografia da educação podem significar as fontes em suas pesquisas. Considerando a hipótese de que o uso das fontes está irremediavelmente sujeito à perspectiva de análise do pesquisador (método), o que se tem visto são abordagens diversas sobre o papel das fontes nas pesquisas, assim como são distintos os significados que a elas se atribuem. Entretanto, há ainda pesquisadores para quem as fontes passam pela pesquisa apenas como instrumento informativo ou, quem sabe, mero efeito de ilustração (como o que acontece com o uso de fontes imagéticas), sem que incidam sobre elas reflexões que deveriam caracterizar melhor o seu papel na pesquisa. |
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