UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesa, Victoria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molfino, Verónica, Ochoviet, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378
Resumo: Neste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável.
id UESB-7_0c745772bc4e2916c014e918b7cc5b41
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6378
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZARUNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZARAN INTERVENTION IN EDUCATIONAL MATHEMATICS WITH A FOCUS ON TEACHER EDUCATOR PRACTICES THROUGH GENERALIZING AND PARTICULARIZING TASKSFormação de professoresdesign de tarefasintervenção em matemática educacionalFormación de profesoresDiseño de tareasIntervención en matemática educativaTeacher trainingTask designIntervention in educational mathematicsNeste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável.In this work we report the results of an intervention that addresses the need to promote changes in teacher educator practices, in order to be consistent with those expected to be developed in their classes by future mathematics teachers. In particular, this intervention was proposed with a focus on teaching practices and consisted in a collaborative work between a teacher educator and a team of researchers. The intervention favored the pedagogical reasoning of the teacher educator and the staging of a class mediated by didactic resources that allowed production of knowledge in the classroom. We provide evidence that the experience enriched, particularly, the phases of understanding, transformation and reflection of the pedagogical action and reasoning model of the teacher educator, which, in the future, could influence decision-making in the development of geometry courses in which he is responsible.En este trabajo reportamos los resultados de una intervención que atiende la necesidad de promover cambios en las prácticas de los formadores, para que sean consistentes con las que se espera desarrollen en sus clases los futuros docentes. En particular, en este caso se propuso una intervención con foco en las prácticas docentes llevada a cabo mediante un trabajo conjunto de un formador con un equipo de investigadoras. La intervención favoreció el razonamiento pedagógico del formador y la puesta en escena de una clase mediada por recursos didácticos que permitieron la producción de conocimiento en el aula. Brindamos evidencia de que la experiencia enriqueció, en particular, las fases de comprensión, transformación y reflexión del modelo de acción y razonamiento pedagógico del formador, las cuales, a futuro, podrían incidir en la toma de decisiones en el desarrollo de los cursos de geometría en los que él es responsable.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637810.22481/praxisedu.v16i39.6378Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-2972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378/4704Mesa, VictoriaMolfino, VerónicaOchoviet, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6378Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
AN INTERVENTION IN EDUCATIONAL MATHEMATICS WITH A FOCUS ON TEACHER EDUCATOR PRACTICES THROUGH GENERALIZING AND PARTICULARIZING TASKS
title UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
spellingShingle UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
Mesa, Victoria
Formação de professores
design de tarefas
intervenção em matemática educacional
Formación de profesores
Diseño de tareas
Intervención en matemática educativa
Teacher training
Task design
Intervention in educational mathematics
title_short UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
title_full UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
title_fullStr UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
title_full_unstemmed UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
title_sort UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
author Mesa, Victoria
author_facet Mesa, Victoria
Molfino, Verónica
Ochoviet, Cristina
author_role author
author2 Molfino, Verónica
Ochoviet, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesa, Victoria
Molfino, Verónica
Ochoviet, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
design de tarefas
intervenção em matemática educacional
Formación de profesores
Diseño de tareas
Intervención en matemática educativa
Teacher training
Task design
Intervention in educational mathematics
topic Formação de professores
design de tarefas
intervenção em matemática educacional
Formación de profesores
Diseño de tareas
Intervención en matemática educativa
Teacher training
Task design
Intervention in educational mathematics
description Neste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378
10.22481/praxisedu.v16i39.6378
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.6378
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378/4704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814381219840