UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378 |
Resumo: | Neste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável. |
id |
UESB-7_0c745772bc4e2916c014e918b7cc5b41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6378 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZARUNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZARAN INTERVENTION IN EDUCATIONAL MATHEMATICS WITH A FOCUS ON TEACHER EDUCATOR PRACTICES THROUGH GENERALIZING AND PARTICULARIZING TASKSFormação de professoresdesign de tarefasintervenção em matemática educacionalFormación de profesoresDiseño de tareasIntervención en matemática educativaTeacher trainingTask designIntervention in educational mathematicsNeste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável.In this work we report the results of an intervention that addresses the need to promote changes in teacher educator practices, in order to be consistent with those expected to be developed in their classes by future mathematics teachers. In particular, this intervention was proposed with a focus on teaching practices and consisted in a collaborative work between a teacher educator and a team of researchers. The intervention favored the pedagogical reasoning of the teacher educator and the staging of a class mediated by didactic resources that allowed production of knowledge in the classroom. We provide evidence that the experience enriched, particularly, the phases of understanding, transformation and reflection of the pedagogical action and reasoning model of the teacher educator, which, in the future, could influence decision-making in the development of geometry courses in which he is responsible.En este trabajo reportamos los resultados de una intervención que atiende la necesidad de promover cambios en las prácticas de los formadores, para que sean consistentes con las que se espera desarrollen en sus clases los futuros docentes. En particular, en este caso se propuso una intervención con foco en las prácticas docentes llevada a cabo mediante un trabajo conjunto de un formador con un equipo de investigadoras. La intervención favoreció el razonamiento pedagógico del formador y la puesta en escena de una clase mediada por recursos didácticos que permitieron la producción de conocimiento en el aula. Brindamos evidencia de que la experiencia enriqueció, en particular, las fases de comprensión, transformación y reflexión del modelo de acción y razonamiento pedagógico del formador, las cuales, a futuro, podrían incidir en la toma de decisiones en el desarrollo de los cursos de geometría en los que él es responsable.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637810.22481/praxisedu.v16i39.6378Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-2972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378/4704Mesa, VictoriaMolfino, VerónicaOchoviet, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6378Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR AN INTERVENTION IN EDUCATIONAL MATHEMATICS WITH A FOCUS ON TEACHER EDUCATOR PRACTICES THROUGH GENERALIZING AND PARTICULARIZING TASKS |
title |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
spellingShingle |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR Mesa, Victoria Formação de professores design de tarefas intervenção em matemática educacional Formación de profesores Diseño de tareas Intervención en matemática educativa Teacher training Task design Intervention in educational mathematics |
title_short |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
title_full |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
title_fullStr |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
title_full_unstemmed |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
title_sort |
UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR |
author |
Mesa, Victoria |
author_facet |
Mesa, Victoria Molfino, Verónica Ochoviet, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Molfino, Verónica Ochoviet, Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesa, Victoria Molfino, Verónica Ochoviet, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores design de tarefas intervenção em matemática educacional Formación de profesores Diseño de tareas Intervención en matemática educativa Teacher training Task design Intervention in educational mathematics |
topic |
Formação de professores design de tarefas intervenção em matemática educacional Formación de profesores Diseño de tareas Intervención en matemática educativa Teacher training Task design Intervention in educational mathematics |
description |
Neste trabalho, relatamos os resultados de uma intervenção que aborda a necessidade de promover mudanças nas práticas dos formadores de professores, para que sejam consistentes com o que se espera que se desenvolva em suas aulas os futuros docentes. Em particular, neste caso foi proposta uma intervenção com foco nas práticas de ensino realizadas por meio de um trabalho conjunto de um instrutor com uma equipe de pesquisadores. A intervenção favoreceu o raciocínio pedagógico do formador e a realização de uma aula mediada por recursos didáticos que permitiram a produção de conhecimento em sala de aula. Proporcionamos evidências de que a experiência enriqueceu, em particular, as fases de compreensão, transformação e reflexão do modelo de ação e raciocínio pedagógico, que, no futuro, poderão influenciar a tomada de decisão no desenvolvimento de cursos de geometria em que ele é responsável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378 10.22481/praxisedu.v16i39.6378 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i39.6378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6378/4704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 281-297 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814381219840 |