DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iracema Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mororó, Leila Pio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256
Resumo: A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital.
id UESB-7_12e96a497017acf6e77c04280c6acd32
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7256
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIORFROM AUTONOMY TO UNIVERSITY HETERONOMY: GUIDELINES FOR A NEW ORDINATION OF HIGHER EDUCATIONDA AUTONOMIA À HETERONOMIA UNIVERSITÁRIA: DIRETRIZES PARA UM NOVO ORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOREnsino SuperiorAutonomia UniversitáriaHistória da organização da educação superior brasileiraEducación superiorAutonomía universitáriaHistoria de la organización de la educación superior brasileñaHigher EducationUniversity AutonomyHistory of the organization of Brazilian higher education A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital. Based on a bibliographic and documentary review, this article defends university autonomy as a necessary and unbreakable principle, especially in the current Brazilian national context in which the role of higher education has been questioned and university institutions attacked by obscurantist groups that have assumed, in 2019, public management positions. To this end, it rescues the meaning acquired by this principle in Brazilian legislation throughout the 20th century, locating it socially, politically and economically, seeking to demonstrate how, from the end of that century and in the first decades of the 21st century, heteronomy becomes to be a constitutive part of the reality of Brazilian higher education, producing its subservience to capital. Basado en una revisión bibliográfica y documental, este artículo defiende la autonomía universitaria como un principio necesario e irrompible, especialmente en el contexto nacional brasileño actual en el que el papel de la educación superior ha sido cuestionado y las instituciones universitarias atacadas por grupos oscurantistas que han asumido, en 2019, puestos de gestión pública. Con este fin, rescata el significado adquirido por este principio en la legislación brasileña a lo largo del siglo XX, ubicándolo social, política y económicamente, buscando demostrar cómo, desde el final de ese siglo y en las primeras décadas del siglo XXI, la heteronomía se convierte en ser parte constitutiva de la realidad de la educación superior brasileña, produciendo su sumisión al capital. Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/725610.22481/praxisedu.v16i41.7256Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-1462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256/5089http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Iracema OliveiraMororó, Leila Pio2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7256Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
FROM AUTONOMY TO UNIVERSITY HETERONOMY: GUIDELINES FOR A NEW ORDINATION OF HIGHER EDUCATION
DA AUTONOMIA À HETERONOMIA UNIVERSITÁRIA: DIRETRIZES PARA UM NOVO ORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
spellingShingle DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
Lima, Iracema Oliveira
Ensino Superior
Autonomia Universitária
História da organização da educação superior brasileira
Educación superior
Autonomía universitária
Historia de la organización de la educación superior brasileña
Higher Education
University Autonomy
History of the organization of Brazilian higher education
title_short DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title_full DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title_fullStr DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title_full_unstemmed DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title_sort DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
author Lima, Iracema Oliveira
author_facet Lima, Iracema Oliveira
Mororó, Leila Pio
author_role author
author2 Mororó, Leila Pio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Iracema Oliveira
Mororó, Leila Pio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Autonomia Universitária
História da organização da educação superior brasileira
Educación superior
Autonomía universitária
Historia de la organización de la educación superior brasileña
Higher Education
University Autonomy
History of the organization of Brazilian higher education
topic Ensino Superior
Autonomia Universitária
História da organização da educação superior brasileira
Educación superior
Autonomía universitária
Historia de la organización de la educación superior brasileña
Higher Education
University Autonomy
History of the organization of Brazilian higher education
description A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256
10.22481/praxisedu.v16i41.7256
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.7256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256/5089
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819760414720