DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256 |
Resumo: | A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital. |
id |
UESB-7_12e96a497017acf6e77c04280c6acd32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7256 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIORFROM AUTONOMY TO UNIVERSITY HETERONOMY: GUIDELINES FOR A NEW ORDINATION OF HIGHER EDUCATIONDA AUTONOMIA À HETERONOMIA UNIVERSITÁRIA: DIRETRIZES PARA UM NOVO ORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOREnsino SuperiorAutonomia UniversitáriaHistória da organização da educação superior brasileiraEducación superiorAutonomía universitáriaHistoria de la organización de la educación superior brasileñaHigher EducationUniversity AutonomyHistory of the organization of Brazilian higher education A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital. Based on a bibliographic and documentary review, this article defends university autonomy as a necessary and unbreakable principle, especially in the current Brazilian national context in which the role of higher education has been questioned and university institutions attacked by obscurantist groups that have assumed, in 2019, public management positions. To this end, it rescues the meaning acquired by this principle in Brazilian legislation throughout the 20th century, locating it socially, politically and economically, seeking to demonstrate how, from the end of that century and in the first decades of the 21st century, heteronomy becomes to be a constitutive part of the reality of Brazilian higher education, producing its subservience to capital. Basado en una revisión bibliográfica y documental, este artículo defiende la autonomía universitaria como un principio necesario e irrompible, especialmente en el contexto nacional brasileño actual en el que el papel de la educación superior ha sido cuestionado y las instituciones universitarias atacadas por grupos oscurantistas que han asumido, en 2019, puestos de gestión pública. Con este fin, rescata el significado adquirido por este principio en la legislación brasileña a lo largo del siglo XX, ubicándolo social, política y económicamente, buscando demostrar cómo, desde el final de ese siglo y en las primeras décadas del siglo XXI, la heteronomía se convierte en ser parte constitutiva de la realidad de la educación superior brasileña, produciendo su sumisión al capital. Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/725610.22481/praxisedu.v16i41.7256Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-1462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256/5089http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Iracema OliveiraMororó, Leila Pio2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7256Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR FROM AUTONOMY TO UNIVERSITY HETERONOMY: GUIDELINES FOR A NEW ORDINATION OF HIGHER EDUCATION DA AUTONOMIA À HETERONOMIA UNIVERSITÁRIA: DIRETRIZES PARA UM NOVO ORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
spellingShingle |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR Lima, Iracema Oliveira Ensino Superior Autonomia Universitária História da organização da educação superior brasileira Educación superior Autonomía universitária Historia de la organización de la educación superior brasileña Higher Education University Autonomy History of the organization of Brazilian higher education |
title_short |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
title_full |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
title_fullStr |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
title_sort |
DE LA AUTONOMÍA A LA HETERONOMÍA UNIVERSITARIA: DIRECTRICES PARA UNA NUEVA ORDENACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR |
author |
Lima, Iracema Oliveira |
author_facet |
Lima, Iracema Oliveira Mororó, Leila Pio |
author_role |
author |
author2 |
Mororó, Leila Pio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Iracema Oliveira Mororó, Leila Pio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Autonomia Universitária História da organização da educação superior brasileira Educación superior Autonomía universitária Historia de la organización de la educación superior brasileña Higher Education University Autonomy History of the organization of Brazilian higher education |
topic |
Ensino Superior Autonomia Universitária História da organização da educação superior brasileira Educación superior Autonomía universitária Historia de la organización de la educación superior brasileña Higher Education University Autonomy History of the organization of Brazilian higher education |
description |
A partir de uma revisão bibliográfica e documental, este artigo defende a autonomia universitária como um princípio necessário e inquebrantável, principalmente no atual contexto nacional no qual o papel do ensino superior vem sendo questionado e as instituições universitárias atacadas por grupos obscurantistas que assumiram, em 2019, os cargos de gestão pública. Para tanto, resgata o significado adquirido por esse princípio nas legislações brasileiras ao longo do século XX, localizando- o sócio, político e economicamente, procurando demonstrar como, a partir do final desse século e nas primeiras décadas do século XXI, a heteronomia passa a ser parte constitutiva da realidade da educação superior brasileira, produzindo a sua subserviência ao capital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256 10.22481/praxisedu.v16i41.7256 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i41.7256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7256/5089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 125-146 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068819760414720 |