POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DE GRUPOS EDUCACIONAIS PRIVADOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4779 |
Resumo: | O texto tem como objetivo discutir sobre os principais grupos educacionais privados de educação básica no Brasil e suas áreas de ação, a fim de identificar a oferta de seus serviços e produtos para a educação pública. Para tal intento, utilizaram-se como fontes prioritárias os sítios eletrônicos oficiais das empresas selecionadas: Pearson, Somos Educação, Santillana, Objetivo, Positivo, Sistema Educacional Brasileiro-SEB e Eleva Educação e também, o Relatório do Observatório da Educação (2015). Constatou-se que os grupos educacionais/empresas que atuam no Brasil veem na educação um mercado em expansão e divulgam a ideia de qualidade de seus serviços. Estes grupos utilizam de um discurso no qual o serviço privado tem sido sinônimo de eficiência e qualidade, enfatizando que os Estados e municípios que adotam estes sistemas têm grandes chances de alcançarem bom índices nas avaliações nacionais e internacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes/Pisa. |
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POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DE GRUPOS EDUCACIONAIS PRIVADOSPOLÍTICAS DE PRIVATIZACIÓN EM LA EDUCACIÓN PÚBLICA Y LA ACTUACIÓN DE GRUPOS EDUCACIONALES PRIVADOSPRIVATIZATION POLICIES IN PUBLIC EDUCATION AND THE ACTION OF PRIVATE EDUCATIONAL GROUPSEducação básica públicaGrupos educacionais privadosPolíticas de privatizaçãoEducación básica públicaGrupos educativos privadosPolíticas de privatizaciónPublic basic educationPrivate educational groupsPrivatization policiesO texto tem como objetivo discutir sobre os principais grupos educacionais privados de educação básica no Brasil e suas áreas de ação, a fim de identificar a oferta de seus serviços e produtos para a educação pública. Para tal intento, utilizaram-se como fontes prioritárias os sítios eletrônicos oficiais das empresas selecionadas: Pearson, Somos Educação, Santillana, Objetivo, Positivo, Sistema Educacional Brasileiro-SEB e Eleva Educação e também, o Relatório do Observatório da Educação (2015). Constatou-se que os grupos educacionais/empresas que atuam no Brasil veem na educação um mercado em expansão e divulgam a ideia de qualidade de seus serviços. Estes grupos utilizam de um discurso no qual o serviço privado tem sido sinônimo de eficiência e qualidade, enfatizando que os Estados e municípios que adotam estes sistemas têm grandes chances de alcançarem bom índices nas avaliações nacionais e internacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes/Pisa.The text aims to analyze the privatization policies public education based on the performance of private educational groups basic education in Brazil and their areas of action, in order to identify the offer of its services and products for public education. This is an exploratory research and documentary analysis based on the selection and study of the following companies: Pearson, Somos Education, Santillana, Objective, Positivo, Etapa and Opet and also the Report of the Education Observatory (2015). It was foud that the educational groups companies that operate in Brazil see in education an expanding market and spread the ideia of quality of their services. These groups use a discourse in whicht the private service has been synonnymous with efficiency and quality, emphasizing that the states and municipalities that adopt these systems have a good chance of achieving good indexes in national and international evaluations, such as the Basic Education Development Index/Ideb and the International Student Assessment Program/Pisa.El texto tiene como objetivo analizar las políticas de privatización de la educación pública basadas en el desempeño de grupos educativos de educación básica en Brasil y sus áreas de acción, a fin de identificar la oferta de sus servicios y productos para la educación pública. Esta es una investigación exploratoria y de análisis documental basado en la selección y estudio de las siguientes empresas: Pearson, Somos Educación, Santillana, Objetivo, Positivo, Etapa e Opet y también, el Informe del Observatorio de la Educación (2015). Se constató que los grupos educativos/empresas que actúan en Brasil ven en la educación un mercado en expansión y divulgan la idea de la calidad de sus servicios. Estos grupos utilizan un discurso en que el servicio privado há sido sinonimo de eficiencia y calidad, enfatizando que los Estados y municipios que adoptan estos sistemas tienen grandes posibilidades de alcanzar buenos índices en las evaluaciones nacionales y internacionales, como el Índice de Desarrollo de la Educación Basica/Ideb y Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes/Pisa.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/477910.22481/praxisedu.v16i39.4779Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 421-449Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 421-449Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 421-4492178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4779/4711Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thais Godoida Silva Moreira, Jani Alves2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4779Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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O texto tem como objetivo discutir sobre os principais grupos educacionais privados de educação básica no Brasil e suas áreas de ação, a fim de identificar a oferta de seus serviços e produtos para a educação pública. Para tal intento, utilizaram-se como fontes prioritárias os sítios eletrônicos oficiais das empresas selecionadas: Pearson, Somos Educação, Santillana, Objetivo, Positivo, Sistema Educacional Brasileiro-SEB e Eleva Educação e também, o Relatório do Observatório da Educação (2015). Constatou-se que os grupos educacionais/empresas que atuam no Brasil veem na educação um mercado em expansão e divulgam a ideia de qualidade de seus serviços. Estes grupos utilizam de um discurso no qual o serviço privado tem sido sinônimo de eficiência e qualidade, enfatizando que os Estados e municípios que adotam estes sistemas têm grandes chances de alcançarem bom índices nas avaliações nacionais e internacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes/Pisa. |
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