Incidência de atores privados e de processos de privatização na política educacional do estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Sergio Andrade de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26292
Resumo: A privatização da educação é um fenômeno complexo e multifacetado que está acontecendo, em âmbito global, no contexto da hegemonia do neoliberalismo, das reformas de Estado norteadas pela Nova Gestão Pública e da agenda de livre mercado para a educação. Assim como, resulta de uma intensa atuação de múltiplos atores em redes de políticas, em diversos níveis, dimensões e contextos, diante de uma mudança paradigmática das relações entre os governos, a nova filantropia e o mercado. A privatização da educação ocorre por meio do emprego de múltiplas estratégias e tecnologias políticas nas reformas educacionais, inspiradas nas “soluções” e nas “melhores práticas” do mercado, que promovem uma reconfiguração do setor público educacional sob os argumentos discursivos de alcançar uma maior eficiência e uma suposta melhor “qualidade” (BALL; YOUDELL, 2007; BALL, 2014; VERGER, FONTDEVILA, ZANCAJO, 2017). Nesse cenário, o objetivo desta tese é analisar, no contexto de reformas da Nova Gestão Pública da última década, a incidência de atores privados e as estratégias empregadas nos processos de privatização da educação na rede de ensino do estado da Paraíba. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida empregando a revisão da literatura e o levantamento e análise documental referente ao objeto investigado. Além disso, utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e ancora-se na chave analítica apresentada por Ball e Youdell (2008) que categoriza a privatização da educação pública em duas formas fundamentais: endógena e exógena. Como resultado deste estudo, constatou-se uma acentuada atuação de atores privados na educação pública paraibana. As evidências apontaram, em primeiro lugar, que atores privados celebraram parcerias público-privadas com o estado da Paraíba, mobilizaram recursos humanos, financeiros e materiais, e na condição de experts realizaram consultorias, forneceram materiais, promoveram a formação de professores e gestores, propuseram “soluções” e transferiram modelos pedagógicos e de gestão inspirados nas tecnologias e padrões gerenciais privados, prestaram serviços por meio do emprego de contratos de gestão e assim por diante. Além disso, participaram dos processos de formulação, planejamento e decisão das políticas educacionais, junto a governantes, formuladores de política e funcionários públicos, numa estrutura coordenada, interconectada e interdependente que é característica de uma governança heterárquica. As evidências indicaram, em segundo lugar, a ocorrência de um processo de reforma educacional, explicitamente articulada com as novas formas de poder e gestão estatal, que empregou diversas estratégias e tecnologias políticas inscritas no âmbito da racionalidade gerencial da Nova Gestão Pública, como avaliações estandardizadas em larga escala, adoção de objetivos e padrões de aprendizagem definidos centralmente, contratualização de metas explícitas, ênfase na responsabilização (accountability), estímulos à competição e à constituição de quase-mercados, como também da meritocracia mediante o pagamento de bônus financeiro vinculado ao desempenho individual, dentre outros. Ao longo desse processo as fronteiras entre o público e o privado tornaram-se turvas, a educação foi reconfigurada segundo os padrões da Nova Gestão Pública e a privatização na e da educação foi impulsionada na rede de ensino do estado da Paraíba.
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spelling 2023-02-13T17:19:35Z2023-11-232023-02-13T17:19:35Z2022-10-14https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26292A privatização da educação é um fenômeno complexo e multifacetado que está acontecendo, em âmbito global, no contexto da hegemonia do neoliberalismo, das reformas de Estado norteadas pela Nova Gestão Pública e da agenda de livre mercado para a educação. Assim como, resulta de uma intensa atuação de múltiplos atores em redes de políticas, em diversos níveis, dimensões e contextos, diante de uma mudança paradigmática das relações entre os governos, a nova filantropia e o mercado. A privatização da educação ocorre por meio do emprego de múltiplas estratégias e tecnologias políticas nas reformas educacionais, inspiradas nas “soluções” e nas “melhores práticas” do mercado, que promovem uma reconfiguração do setor público educacional sob os argumentos discursivos de alcançar uma maior eficiência e uma suposta melhor “qualidade” (BALL; YOUDELL, 2007; BALL, 2014; VERGER, FONTDEVILA, ZANCAJO, 2017). Nesse cenário, o objetivo desta tese é analisar, no contexto de reformas da Nova Gestão Pública da última década, a incidência de atores privados e as estratégias empregadas nos processos de privatização da educação na rede de ensino do estado da Paraíba. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida empregando a revisão da literatura e o levantamento e análise documental referente ao objeto investigado. Além disso, utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e ancora-se na chave analítica apresentada por Ball e Youdell (2008) que categoriza a privatização da educação pública em duas formas fundamentais: endógena e exógena. Como resultado deste estudo, constatou-se uma acentuada atuação de atores privados na educação pública paraibana. As evidências apontaram, em primeiro lugar, que atores privados celebraram parcerias público-privadas com o estado da Paraíba, mobilizaram recursos humanos, financeiros e materiais, e na condição de experts realizaram consultorias, forneceram materiais, promoveram a formação de professores e gestores, propuseram “soluções” e transferiram modelos pedagógicos e de gestão inspirados nas tecnologias e padrões gerenciais privados, prestaram serviços por meio do emprego de contratos de gestão e assim por diante. Além disso, participaram dos processos de formulação, planejamento e decisão das políticas educacionais, junto a governantes, formuladores de política e funcionários públicos, numa estrutura coordenada, interconectada e interdependente que é característica de uma governança heterárquica. As evidências indicaram, em segundo lugar, a ocorrência de um processo de reforma educacional, explicitamente articulada com as novas formas de poder e gestão estatal, que empregou diversas estratégias e tecnologias políticas inscritas no âmbito da racionalidade gerencial da Nova Gestão Pública, como avaliações estandardizadas em larga escala, adoção de objetivos e padrões de aprendizagem definidos centralmente, contratualização de metas explícitas, ênfase na responsabilização (accountability), estímulos à competição e à constituição de quase-mercados, como também da meritocracia mediante o pagamento de bônus financeiro vinculado ao desempenho individual, dentre outros. Ao longo desse processo as fronteiras entre o público e o privado tornaram-se turvas, a educação foi reconfigurada segundo os padrões da Nova Gestão Pública e a privatização na e da educação foi impulsionada na rede de ensino do estado da Paraíba.The privatization of education is a complex and multifaceted phenomenon that is happening globally in the context of the hegemony of neoliberalism, the New Public Management oriented state reforms, and the free-market agenda for education. As well, it is the result of intense action by multiple actors in policy networks, at various levels, dimensions, and contexts, in the face of a paradigmatic change in the relationships between governments, the new philanthropy, and the market. Privatization of education occurs through the use of multiple strategies and policy technologies in educational reforms, inspired by market “solutions” and “best practices” that promote a reconfiguration of the public education sector under the discursive arguments of achieving greater efficiency and supposedly better “quality” (BALL; YOUDELL, 2007; BALL, 2014; VERGER, FONTDEVILA, ZANCAJO, 2017). In this scenario, the objective of this thesis is to analyze, in the context of the New Public Management reforms of the last decade, the incidence of private actors and the strategies employed in the privatization processes of education in the Paraíba state school system. For that, the research was developed using the literature review and the survey and documental analysis referring to the investigated object. In addition, it uses the Policy Cycle Approach (BOWE; BALL; GOLD, 1992) as a theoretical and methodological reference and is anchored on the analytical key presented by Ball and Youdell (2008) that categorizes the privatization of public education in two fundamental ways: endogenous and exogenous. As a result of this study, there was an accentuated role of private actors in public education in Paraíba. The evidence showed, in the first place, that private actors entered into public-private partnerships with the state of Paraíba, mobilized human, financial and material resources, and, as experts, carried out consultations, provided materials, promoted the training of teachers and managers, proposed “solutions” and transferred pedagogical and management models inspired by technologies and private management standards, provided services through the use of management contracts and so on. Moreover, they participated in the formulation, planning, and decision-making processes of educational policies, together with governors, policy makers, and civil servants, in a coordinated, interconnected, and interdependent structure that is characteristic of heterarchical governance. The evidence indicated, second, the occurrence of an educational reform process, explicitly articulated with the new forms of power and state management, which employed several strategies and policy technologies inscribed in the scope of the managerial rationality of the New Public Management, such as large-scale standardized evaluations, adoption of centrally defined learning objectives and standards, contractualization of explicit goals, emphasis on accountability, stimulus to competition and to the constitution of quasi-markets, as well as of meritocracy through the payment of financial bonuses linked to individual performance, among others. Throughout this process, the boundaries between public and private became blurred, education was reconfigured according to the standards of the New Public Management and privatization in and of education was promoted in the education network of the state of Paraíba.RESUMEN. La privatización de la educación es un fenómeno complejo y multifacético que se da a nivel mundial en el contexto de la hegemonía del neoliberalismo, las reformas del Estado guiadas por la Nueva Gestión Pública y la agenda de libre mercado para la educación. También es el resultado de una intensa actividad de múltiples actores en redes políticas, a diferentes niveles, dimensiones y contextos, ante un cambio paradigmático en las relaciones entre los gobiernos, la nueva filantropía y el mercado. La privatización de la educación se produce a través del empleo de múltiples tecnologías y estrategias políticas en las reformas educativas, inspiradas en las “soluciones” y “mejores prácticas” del mercado, que promueven una reconfiguración del sector educativo público bajo los argumentos discursivos de lograr una mayor eficiencia y una supuesta mejor “calidad” (BALL; YOUDELL, 2007; BALL, 2014; VERGER, FONTDEVILA, ZANCAJO, 2017). En este escenario, el objetivo de esta tesis es analizar, en el contexto de las reformas de la Nueva Gestión Pública de la última década, la incidencia de los actores privados y las estrategias empleadas en los procesos de privatización de la educación en el sistema escolar estatal de Paraíba. Para ello, la investigación se ha desarrollado a partir de la revisión bibliográfica y el estudio y análisis de documentos relacionados con el objeto investigado. Además, utiliza como marco teórico y metodológico el Enfoque del Ciclo Político (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) y se ancla en la clave analítica presentada por Ball y Youdell (2008) que categoriza la privatización de la educación pública en dos formas fundamentales: endógena y exógena. Como resultado de este estudio, hubo un papel acentuado de los actores privados en la educación pública en Paraíba. La evidencia mostró, en primer lugar, que los actores privados realizaron alianzas público-privadas con el estado de Paraíba, movilizaron recursos humanos, financieros y materiales y, como expertos, realizaron consultas, suministraron materiales, promovieron la formación de docentes y gestores, propusieron “soluciones” y transfirieron modelos pedagógicos y de gestión inspirados en tecnologías y estándares de gestión privada, prestaron servicios mediante el uso de contratos de gestión, etc. Además, participaron en los procesos de formulación, planificación y toma de decisiones de las políticas educativas, junto con los gobernantes, los responsables políticos y los funcionarios, en una estructura coordinada, interconectada e interdependiente, característica de la gobernanza heterárquica. Las evidencias indicaron, en segundo lugar, la ocurrencia de un proceso de reforma educativa, explícitamente articulado con las nuevas formas de poder y gestión del Estado, que empleó diversas estrategias y tecnologías de política inscritas en la racionalidad gerencial de la Nueva Gestión Pública, como las evaluaciones estandarizadas a gran escala, la adopción de objetivos y estándares de aprendizaje definidos centralmente, la contractualización de metas explícitas, el énfasis en la rendición de cuentas, el estímulo a la competencia y a la constitución de cuasi-mercados, así como la meritocracia a través del pago de bonos financieros vinculados al desempeño individual, entre otros. A lo largo de este proceso, los límites entre lo público y lo privado se desdibujaron, la educación se reconfiguró según los estándares de la Nueva Gestión Pública y se promovió la privatización en y de la educación en la red educativa del estado de Paraíba.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-13T10:44:13Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SergioAndradeDeMoura_Tese.pdf: 5766933 bytes, checksum: 33a9907106cc74ef23b019b36f0b73a7 (MD5) SergioAndradeDeMoura_Tese_Ficha_SIGAA.pdf: 2090 bytes, checksum: 14d54f249f6a906961aa906a36dc2719 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-13T17:19:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SergioAndradeDeMoura_Tese.pdf: 5766933 bytes, checksum: 33a9907106cc74ef23b019b36f0b73a7 (MD5) SergioAndradeDeMoura_Tese_Ficha_SIGAA.pdf: 2090 bytes, checksum: 14d54f249f6a906961aa906a36dc2719 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-13T17:19:35Z (GMT). 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Política educativa
Educación básica
description A privatização da educação é um fenômeno complexo e multifacetado que está acontecendo, em âmbito global, no contexto da hegemonia do neoliberalismo, das reformas de Estado norteadas pela Nova Gestão Pública e da agenda de livre mercado para a educação. Assim como, resulta de uma intensa atuação de múltiplos atores em redes de políticas, em diversos níveis, dimensões e contextos, diante de uma mudança paradigmática das relações entre os governos, a nova filantropia e o mercado. A privatização da educação ocorre por meio do emprego de múltiplas estratégias e tecnologias políticas nas reformas educacionais, inspiradas nas “soluções” e nas “melhores práticas” do mercado, que promovem uma reconfiguração do setor público educacional sob os argumentos discursivos de alcançar uma maior eficiência e uma suposta melhor “qualidade” (BALL; YOUDELL, 2007; BALL, 2014; VERGER, FONTDEVILA, ZANCAJO, 2017). Nesse cenário, o objetivo desta tese é analisar, no contexto de reformas da Nova Gestão Pública da última década, a incidência de atores privados e as estratégias empregadas nos processos de privatização da educação na rede de ensino do estado da Paraíba. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida empregando a revisão da literatura e o levantamento e análise documental referente ao objeto investigado. Além disso, utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (BOWE; BALL; GOLD, 1992) e ancora-se na chave analítica apresentada por Ball e Youdell (2008) que categoriza a privatização da educação pública em duas formas fundamentais: endógena e exógena. Como resultado deste estudo, constatou-se uma acentuada atuação de atores privados na educação pública paraibana. As evidências apontaram, em primeiro lugar, que atores privados celebraram parcerias público-privadas com o estado da Paraíba, mobilizaram recursos humanos, financeiros e materiais, e na condição de experts realizaram consultorias, forneceram materiais, promoveram a formação de professores e gestores, propuseram “soluções” e transferiram modelos pedagógicos e de gestão inspirados nas tecnologias e padrões gerenciais privados, prestaram serviços por meio do emprego de contratos de gestão e assim por diante. Além disso, participaram dos processos de formulação, planejamento e decisão das políticas educacionais, junto a governantes, formuladores de política e funcionários públicos, numa estrutura coordenada, interconectada e interdependente que é característica de uma governança heterárquica. As evidências indicaram, em segundo lugar, a ocorrência de um processo de reforma educacional, explicitamente articulada com as novas formas de poder e gestão estatal, que empregou diversas estratégias e tecnologias políticas inscritas no âmbito da racionalidade gerencial da Nova Gestão Pública, como avaliações estandardizadas em larga escala, adoção de objetivos e padrões de aprendizagem definidos centralmente, contratualização de metas explícitas, ênfase na responsabilização (accountability), estímulos à competição e à constituição de quase-mercados, como também da meritocracia mediante o pagamento de bônus financeiro vinculado ao desempenho individual, dentre outros. Ao longo desse processo as fronteiras entre o público e o privado tornaram-se turvas, a educação foi reconfigurada segundo os padrões da Nova Gestão Pública e a privatização na e da educação foi impulsionada na rede de ensino do estado da Paraíba.
publishDate 2022
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