Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarnieri, Maria Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vieira, Luciene Cerdas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617
Resumo: Este artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita.
id UESB-7_15d57ad7c014010fdee2ffcfd660527f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/617
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicasEste artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita.Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617/510Guarnieri, Maria ReginaVieira, Luciene Cerdasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/617Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
title Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
spellingShingle Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
Guarnieri, Maria Regina
title_short Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_full Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_fullStr Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_sort Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
author Guarnieri, Maria Regina
author_facet Guarnieri, Maria Regina
Vieira, Luciene Cerdas
author_role author
author2 Vieira, Luciene Cerdas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarnieri, Maria Regina
Vieira, Luciene Cerdas
description Este artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617/510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815081668608