Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617 |
Resumo: | Este artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita. |
id |
UESB-7_15d57ad7c014010fdee2ffcfd660527f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/617 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicasEste artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita.Edições UESB2010-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617/510Guarnieri, Maria ReginaVieira, Luciene Cerdasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/617Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
title |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas Guarnieri, Maria Regina |
title_short |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
title_full |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
title_sort |
Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação discente e suas implicações para as práticas pedagógicas |
author |
Guarnieri, Maria Regina |
author_facet |
Guarnieri, Maria Regina Vieira, Luciene Cerdas |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Luciene Cerdas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guarnieri, Maria Regina Vieira, Luciene Cerdas |
description |
Este artigo focaliza dados oriundos de discussões com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. Por meio de avaliação aplicada a alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda o desempenho de 153 crianças do terceiro ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos das turmas de terceiro ano, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados mostram que essas crianças não se encontram alfabetizadas, o que revela atraso na apropriação de capacidades para a leitura e a escrita, embora estejam no terceiro ano escolar. Sugerem ainda a necessidade de as professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomarem o processo de alfabetização, para oportunizar a todos os alunos a apropriação plena da leitura e da escrita. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/617/510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 55-71 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815081668608 |