Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarnieri, Maria Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vieira, Luciene Cerdas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2779
Resumo: Este trabalho focaliza dados oriundos de discussões realizadas com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. A partir de avaliação aplicada em alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda os resultados do desempenho de 153 crianças do 3º ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos dos 3os anos, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados indicam que essas crianças não se encontram alfabetizadas, revelando defasagens na apropriação de capacidades referentes à leitura e escrita, embora já estejam no 3o. ano escolar. Sugere ainda a necessidade das professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomar o processo de alfabetização com os alunos, oportunizando a todos que se apropriem plenamente da leitura e da escrita.
id UNESP-15_4a2d3af96d2a2c044d53e6b53b7b437e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2779
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicasEste trabalho focaliza dados oriundos de discussões realizadas com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. A partir de avaliação aplicada em alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda os resultados do desempenho de 153 crianças do 3º ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos dos 3os anos, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados indicam que essas crianças não se encontram alfabetizadas, revelando defasagens na apropriação de capacidades referentes à leitura e escrita, embora já estejam no 3o. ano escolar. Sugere ainda a necessidade das professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomar o processo de alfabetização com os alunos, oportunizando a todos que se apropriem plenamente da leitura e da escrita.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/277910.21723/riaee.v4i2.2779Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 274-284Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 274-2841982-55872446-860610.21723/riaee.v4i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2779/2515Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuarnieri, Maria ReginaVieira, Luciene Cerdas2017-11-07T19:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2779Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:53:38Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
title Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
spellingShingle Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
Guarnieri, Maria Regina
title_short Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_full Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_fullStr Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
title_sort Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: desempenho dos alunos e suas implicações para as práticas pedagógicas
author Guarnieri, Maria Regina
author_facet Guarnieri, Maria Regina
Vieira, Luciene Cerdas
author_role author
author2 Vieira, Luciene Cerdas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarnieri, Maria Regina
Vieira, Luciene Cerdas
description Este trabalho focaliza dados oriundos de discussões realizadas com professoras que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas municipais do interior paulista, com o objetivo de diagnosticar a situação dos alunos em relação à alfabetização. A partir de avaliação aplicada em alunos que frequentam os três anos iniciais nessas escolas, o texto aborda os resultados do desempenho de 153 crianças do 3º ano escolar na alfabetização. Relaciona também os dados dessa avaliação com aspectos que vêm caracterizando as práticas das professoras alfabetizadoras. Inicialmente, apresenta apontamentos sobre o processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental de nove anos e algumas implicações para as práticas das professoras. Em seguida, destaca os resultados da avaliação dos alunos dos 3os anos, indicando capacidades já desenvolvidas por eles na alfabetização e outras a serem consolidadas. Os resultados indicam que essas crianças não se encontram alfabetizadas, revelando defasagens na apropriação de capacidades referentes à leitura e escrita, embora já estejam no 3o. ano escolar. Sugere ainda a necessidade das professoras reorganizarem suas práticas na sala aula e retomar o processo de alfabetização com os alunos, oportunizando a todos que se apropriem plenamente da leitura e da escrita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2779
10.21723/riaee.v4i2.2779
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2779
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i2.2779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2779/2515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 274-284
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 274-284
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852262359040