A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Elisângela Maura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Purificação, Marcelo Máximo, Santana, Maria Luzia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934
Resumo: Esta pesquisa problematiza a literatura como dispositivo para a expressão de crenças religiosas na escola, tendo o objetivo de verificar se as crenças se manifestam no contexto escolar quandoo estudante se depara com elementos da religiosidade nos textos literários. Para isso, foram realizadas observações numa turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, que tinha vinte e nove estudantes frequentes, de uma escola pública localizada no entorno do Distrito Federal, no Estado de Goiás. Com fins de análise no presente texto, foram exploradas as falas de quatro estudantes, sendo um do sexo feminino e três do sexo masculino. Foi realizada observação in loco, das aulas da professora e das expressões dos estudantes durante o desenvolvimento do letramento literário, com as obras “Tenda dos Milagres” e “Tieta do Agreste”, ambas de Jorge Amado.  Foram registradas as falas dos estudantes e da professora relacionadas àstemáticas crenças e religiosidade.Os dados desta pesquisa reafirmaram a importância da literaturacomo um dispositivo que contribui para que o estudante-leitor construa diferentes olhares em torno da religiosidade. Ao trabalhar com os livros citados o professor não poderá perder de vista que o processo de ensino e aprendizagem é permeado por elementos da historicidade e da cultura do estudante que se constitui - enquanto pessoa - na sua relação com os elementos culturais e sociais. Devido a sociedade brasileira ter variadas matrizes religiosas, nas aulas podem vir à tona choques culturais ou conflitos religiosos. As crenças e diferentes religiosidades estão presentes no cotidiano da escola e têm implicações na leitura e interpretação das obras literárias. Este aspecto reafirma a ideia de que as crenças e a religiosidade não podem ser um tema ignorado, mas sim extensivamente trabalhado pelo professor como um elemento positivador da pluralidade cultural-religiosa existente no país. 
id UESB-7_18ffe57f02a956e7c27f4da421b751f9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2934
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLARPalavras-chave: Crenças. Literatura. Religiosidade.Esta pesquisa problematiza a literatura como dispositivo para a expressão de crenças religiosas na escola, tendo o objetivo de verificar se as crenças se manifestam no contexto escolar quandoo estudante se depara com elementos da religiosidade nos textos literários. Para isso, foram realizadas observações numa turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, que tinha vinte e nove estudantes frequentes, de uma escola pública localizada no entorno do Distrito Federal, no Estado de Goiás. Com fins de análise no presente texto, foram exploradas as falas de quatro estudantes, sendo um do sexo feminino e três do sexo masculino. Foi realizada observação in loco, das aulas da professora e das expressões dos estudantes durante o desenvolvimento do letramento literário, com as obras “Tenda dos Milagres” e “Tieta do Agreste”, ambas de Jorge Amado.  Foram registradas as falas dos estudantes e da professora relacionadas àstemáticas crenças e religiosidade.Os dados desta pesquisa reafirmaram a importância da literaturacomo um dispositivo que contribui para que o estudante-leitor construa diferentes olhares em torno da religiosidade. Ao trabalhar com os livros citados o professor não poderá perder de vista que o processo de ensino e aprendizagem é permeado por elementos da historicidade e da cultura do estudante que se constitui - enquanto pessoa - na sua relação com os elementos culturais e sociais. Devido a sociedade brasileira ter variadas matrizes religiosas, nas aulas podem vir à tona choques culturais ou conflitos religiosos. As crenças e diferentes religiosidades estão presentes no cotidiano da escola e têm implicações na leitura e interpretação das obras literárias. Este aspecto reafirma a ideia de que as crenças e a religiosidade não podem ser um tema ignorado, mas sim extensivamente trabalhado pelo professor como um elemento positivador da pluralidade cultural-religiosa existente no país. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293410.22481/praxis.v14i27.2934Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934/2442Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatarino, Elisângela MauraPurificação, Marcelo MáximoSantana, Maria Luzia da Silva2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2934Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
title A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Catarino, Elisângela Maura
Palavras-chave: Crenças. Literatura. Religiosidade.
title_short A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
author Catarino, Elisângela Maura
author_facet Catarino, Elisângela Maura
Purificação, Marcelo Máximo
Santana, Maria Luzia da Silva
author_role author
author2 Purificação, Marcelo Máximo
Santana, Maria Luzia da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino, Elisângela Maura
Purificação, Marcelo Máximo
Santana, Maria Luzia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Crenças. Literatura. Religiosidade.
topic Palavras-chave: Crenças. Literatura. Religiosidade.
description Esta pesquisa problematiza a literatura como dispositivo para a expressão de crenças religiosas na escola, tendo o objetivo de verificar se as crenças se manifestam no contexto escolar quandoo estudante se depara com elementos da religiosidade nos textos literários. Para isso, foram realizadas observações numa turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, que tinha vinte e nove estudantes frequentes, de uma escola pública localizada no entorno do Distrito Federal, no Estado de Goiás. Com fins de análise no presente texto, foram exploradas as falas de quatro estudantes, sendo um do sexo feminino e três do sexo masculino. Foi realizada observação in loco, das aulas da professora e das expressões dos estudantes durante o desenvolvimento do letramento literário, com as obras “Tenda dos Milagres” e “Tieta do Agreste”, ambas de Jorge Amado.  Foram registradas as falas dos estudantes e da professora relacionadas àstemáticas crenças e religiosidade.Os dados desta pesquisa reafirmaram a importância da literaturacomo um dispositivo que contribui para que o estudante-leitor construa diferentes olhares em torno da religiosidade. Ao trabalhar com os livros citados o professor não poderá perder de vista que o processo de ensino e aprendizagem é permeado por elementos da historicidade e da cultura do estudante que se constitui - enquanto pessoa - na sua relação com os elementos culturais e sociais. Devido a sociedade brasileira ter variadas matrizes religiosas, nas aulas podem vir à tona choques culturais ou conflitos religiosos. As crenças e diferentes religiosidades estão presentes no cotidiano da escola e têm implicações na leitura e interpretação das obras literárias. Este aspecto reafirma a ideia de que as crenças e a religiosidade não podem ser um tema ignorado, mas sim extensivamente trabalhado pelo professor como um elemento positivador da pluralidade cultural-religiosa existente no país. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934
10.22481/praxis.v14i27.2934
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934/2442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816881025024