A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934 |
Resumo: | Esta pesquisa problematiza a literatura como dispositivo para a expressão de crenças religiosas na escola, tendo o objetivo de verificar se as crenças se manifestam no contexto escolar quandoo estudante se depara com elementos da religiosidade nos textos literários. Para isso, foram realizadas observações numa turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, que tinha vinte e nove estudantes frequentes, de uma escola pública localizada no entorno do Distrito Federal, no Estado de Goiás. Com fins de análise no presente texto, foram exploradas as falas de quatro estudantes, sendo um do sexo feminino e três do sexo masculino. Foi realizada observação in loco, das aulas da professora e das expressões dos estudantes durante o desenvolvimento do letramento literário, com as obras “Tenda dos Milagres” e “Tieta do Agreste”, ambas de Jorge Amado. Foram registradas as falas dos estudantes e da professora relacionadas àstemáticas crenças e religiosidade.Os dados desta pesquisa reafirmaram a importância da literaturacomo um dispositivo que contribui para que o estudante-leitor construa diferentes olhares em torno da religiosidade. Ao trabalhar com os livros citados o professor não poderá perder de vista que o processo de ensino e aprendizagem é permeado por elementos da historicidade e da cultura do estudante que se constitui - enquanto pessoa - na sua relação com os elementos culturais e sociais. Devido a sociedade brasileira ter variadas matrizes religiosas, nas aulas podem vir à tona choques culturais ou conflitos religiosos. As crenças e diferentes religiosidades estão presentes no cotidiano da escola e têm implicações na leitura e interpretação das obras literárias. Este aspecto reafirma a ideia de que as crenças e a religiosidade não podem ser um tema ignorado, mas sim extensivamente trabalhado pelo professor como um elemento positivador da pluralidade cultural-religiosa existente no país. |
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A LITERATURA COMO DISPOSITIVO PARA EXPRESSÃO DE CRENÇAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLARPalavras-chave: Crenças. Literatura. Religiosidade.Esta pesquisa problematiza a literatura como dispositivo para a expressão de crenças religiosas na escola, tendo o objetivo de verificar se as crenças se manifestam no contexto escolar quandoo estudante se depara com elementos da religiosidade nos textos literários. Para isso, foram realizadas observações numa turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, que tinha vinte e nove estudantes frequentes, de uma escola pública localizada no entorno do Distrito Federal, no Estado de Goiás. Com fins de análise no presente texto, foram exploradas as falas de quatro estudantes, sendo um do sexo feminino e três do sexo masculino. Foi realizada observação in loco, das aulas da professora e das expressões dos estudantes durante o desenvolvimento do letramento literário, com as obras “Tenda dos Milagres” e “Tieta do Agreste”, ambas de Jorge Amado. Foram registradas as falas dos estudantes e da professora relacionadas àstemáticas crenças e religiosidade.Os dados desta pesquisa reafirmaram a importância da literaturacomo um dispositivo que contribui para que o estudante-leitor construa diferentes olhares em torno da religiosidade. Ao trabalhar com os livros citados o professor não poderá perder de vista que o processo de ensino e aprendizagem é permeado por elementos da historicidade e da cultura do estudante que se constitui - enquanto pessoa - na sua relação com os elementos culturais e sociais. Devido a sociedade brasileira ter variadas matrizes religiosas, nas aulas podem vir à tona choques culturais ou conflitos religiosos. As crenças e diferentes religiosidades estão presentes no cotidiano da escola e têm implicações na leitura e interpretação das obras literárias. Este aspecto reafirma a ideia de que as crenças e a religiosidade não podem ser um tema ignorado, mas sim extensivamente trabalhado pelo professor como um elemento positivador da pluralidade cultural-religiosa existente no país. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/293410.22481/praxis.v14i27.2934Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2934/2442Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatarino, Elisângela MauraPurificação, Marcelo MáximoSantana, Maria Luzia da Silva2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2934Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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