Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431
Resumo: O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora. 
id UESB-7_1b887a4bfe0a4fb1eb333f020a890c0e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9431
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia Alfabetización de jóvenes, adultos y mayores en diálogo con Paulo Freire: una experiencia en tiempos de pandemia Young, adult and elderly literacy in dialogue with Paulo Freire: an experience in times of pandemic AlfabetizaçãoAdultos e IdososPaulo FreireAlfabetizaciónAdultos y MayoresPaulo FreireLiteracyAdults and ElderlyPaulo Freire O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora.  Este artículo trata de un relato de experiencias en la docencia en la educación superior, en formato de educación a distancia, con el componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetización para Jóvenes, Adultos y Mayores”, a través de la plataforma Google Meet, cuya propuesta se extrajo del pensamiento, la vida y la obra de Paulo Freire. Entre tantas acciones relevantes del componente, marcadas por ricas reflexiones y problematizaciones colaborativas, destacamos las que consideramos más significativas para esta experiencia. Todos los momentos aquí anunciados fueron forjados por la directriz del diálogo desde la perspectiva de la construcción del conocimiento solidario en el que el proceso de enseñanza-aprendizaje se desarrolló de forma concomitante y cualificada. Finalmente, destacamos la importancia de las narrativas de los sujetos participantes, en un movimiento orientado a problematizar la experiencia y el esfuerzo persistente por llevar a cabo una educación dialógica, humanizadora y liberadora. This article deals with an account of experiences in teaching in higher education, in remote learning format, with the optional curricular component called “Dialogues on Literacy for Young, Adults and Elderly”, through the Google Meet platform, whose proposal was drawn from the thought, life and works of Paulo Freire. Among so many relevant actions of the component, marked by rich reflections and collaborative problematizations, we highlight those that we consider most significant for this experienceAll the moments announced here were forged by the dialogue guideline from the perspective of building solidary knowledge in which the teaching-learning process took place in a concomitant and qualified way. Finally, we highlight the importance of the narratives of the participating subjects, in a movement aimed at problematizing the experience and the persistent effort to carry out a dialogic, humanizing and liberating education. Edições UESB2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/943110.22481/praxisedu.v17i47.9431Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 218-237Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 218-237Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 218-2372178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431/6127http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria Eurácia Barreto deFreitas, Gilsélia Macedo Cardoso2021-08-31T23:06:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9431Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-31T23:06:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
Alfabetización de jóvenes, adultos y mayores en diálogo con Paulo Freire: una experiencia en tiempos de pandemia
Young, adult and elderly literacy in dialogue with Paulo Freire: an experience in times of pandemic
title Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
spellingShingle Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Alfabetização
Adultos e Idosos
Paulo Freire
Alfabetización
Adultos y Mayores
Paulo Freire
Literacy
Adults and Elderly
Paulo Freire
title_short Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
title_full Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
title_fullStr Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
title_sort Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
author Andrade, Maria Eurácia Barreto de
author_facet Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
author_role author
author2 Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Adultos e Idosos
Paulo Freire
Alfabetización
Adultos y Mayores
Paulo Freire
Literacy
Adults and Elderly
Paulo Freire
topic Alfabetização
Adultos e Idosos
Paulo Freire
Alfabetización
Adultos y Mayores
Paulo Freire
Literacy
Adults and Elderly
Paulo Freire
description O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431
10.22481/praxisedu.v17i47.9431
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i47.9431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 218-237
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 218-237
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 218-237
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820492320768