PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Claudia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4374
Resumo: As estratégias de sujeitas negras, que se profissionalizam, com vistas a alcançar deslocamento de seu status sócio educacional, são problematizadas a partir de uma análise (auto)biográfica. Como parte das alternativas de construção do conhecimento arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns atalhos experimentados no percurso de estudante universitária, pesquisadora e professora do ensino superior. Apresento interseções e contornos investigativos sobre a formação acadêmica tomando como objeto uma travessia insurgente em instituições públicas. O ponto de partida é uma análise onde a presença negra e feminina na docência do ensino superior ganha relevo. Sob tal perspectiva, arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns descaminhos experimentados no percurso que fiz como professora e pesquisadora negra.
id UESB-7_1ec20053325aa2f10eca019efd6ecf6f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4374
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICAPesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográficaAs estratégias de sujeitas negras, que se profissionalizam, com vistas a alcançar deslocamento de seu status sócio educacional, são problematizadas a partir de uma análise (auto)biográfica. Como parte das alternativas de construção do conhecimento arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns atalhos experimentados no percurso de estudante universitária, pesquisadora e professora do ensino superior. Apresento interseções e contornos investigativos sobre a formação acadêmica tomando como objeto uma travessia insurgente em instituições públicas. O ponto de partida é uma análise onde a presença negra e feminina na docência do ensino superior ganha relevo. Sob tal perspectiva, arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns descaminhos experimentados no percurso que fiz como professora e pesquisadora negra.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/437410.22481/praxis.v14i30.4374Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-414Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-414Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-4142178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4374/3501Miranda, Claudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4374Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
title PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
spellingShingle PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
Miranda, Claudia
Pesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográfica
title_short PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
title_full PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
title_fullStr PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
title_full_unstemmed PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
title_sort PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
author Miranda, Claudia
author_facet Miranda, Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográfica
topic Pesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográfica
description As estratégias de sujeitas negras, que se profissionalizam, com vistas a alcançar deslocamento de seu status sócio educacional, são problematizadas a partir de uma análise (auto)biográfica. Como parte das alternativas de construção do conhecimento arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns atalhos experimentados no percurso de estudante universitária, pesquisadora e professora do ensino superior. Apresento interseções e contornos investigativos sobre a formação acadêmica tomando como objeto uma travessia insurgente em instituições públicas. O ponto de partida é uma análise onde a presença negra e feminina na docência do ensino superior ganha relevo. Sob tal perspectiva, arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns descaminhos experimentados no percurso que fiz como professora e pesquisadora negra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4374
10.22481/praxis.v14i30.4374
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4374
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4374/3501
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-414
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-414
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 393-414
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816981688320