POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalila Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos, Kildo Adevair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412
Resumo: Este artigo discute as tendências atuais presentes nas políticas de formação docente no Brasil, observando em que medida tais políticas têm buscado atender às novas demandas geradas pelos contextos de ampliação de jornada escolar que envolvem professores e outros docentes no desenvolvimento de atividades nas escolas de jornada ampliada. Para tanto, conta com resultados de pesquisa realizada sobre dois programas de Educação em Tempo Integral desenvolvidos no estado de Minas Gerais, sendo um em âmbito estadual e outro municipal. A metodologia da pesquisa compreendeu revisão de literatura; levantamento documental; observação etnográfica nas escolas; entrevistas com os coordenadores e gestores escolares; aplicação de questionários e realização de grupos focais com os docentes. Como resultado, constatou-se a emergência de novos docentes atuando nesses programas, sem a formação necessária e a experiência adequada para o exercício da docência. Essa constatação nos levou a recortar a problemática da formação docente para esse contexto, procurando identificar nas políticas mais recentes dirigidas à formação de professores, tanto a formação inicial quanto a continuada, como essa problemática vem sendo abordada na literatura específica.
id UESB-7_26116ebe629e5ca295f6978bb3483971
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3412
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRALEste artigo discute as tendências atuais presentes nas políticas de formação docente no Brasil, observando em que medida tais políticas têm buscado atender às novas demandas geradas pelos contextos de ampliação de jornada escolar que envolvem professores e outros docentes no desenvolvimento de atividades nas escolas de jornada ampliada. Para tanto, conta com resultados de pesquisa realizada sobre dois programas de Educação em Tempo Integral desenvolvidos no estado de Minas Gerais, sendo um em âmbito estadual e outro municipal. A metodologia da pesquisa compreendeu revisão de literatura; levantamento documental; observação etnográfica nas escolas; entrevistas com os coordenadores e gestores escolares; aplicação de questionários e realização de grupos focais com os docentes. Como resultado, constatou-se a emergência de novos docentes atuando nesses programas, sem a formação necessária e a experiência adequada para o exercício da docência. Essa constatação nos levou a recortar a problemática da formação docente para esse contexto, procurando identificar nas políticas mais recentes dirigidas à formação de professores, tanto a formação inicial quanto a continuada, como essa problemática vem sendo abordada na literatura específica.Edições UESB2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/341210.22481/praxis.v14i28.3412Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412/2833Oliveira, Dalila Andradedos Santos, Kildo Adevairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3412Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
title POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
spellingShingle POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Oliveira, Dalila Andrade
title_short POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
title_full POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
title_fullStr POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
title_sort POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
author Oliveira, Dalila Andrade
author_facet Oliveira, Dalila Andrade
dos Santos, Kildo Adevair
author_role author
author2 dos Santos, Kildo Adevair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalila Andrade
dos Santos, Kildo Adevair
description Este artigo discute as tendências atuais presentes nas políticas de formação docente no Brasil, observando em que medida tais políticas têm buscado atender às novas demandas geradas pelos contextos de ampliação de jornada escolar que envolvem professores e outros docentes no desenvolvimento de atividades nas escolas de jornada ampliada. Para tanto, conta com resultados de pesquisa realizada sobre dois programas de Educação em Tempo Integral desenvolvidos no estado de Minas Gerais, sendo um em âmbito estadual e outro municipal. A metodologia da pesquisa compreendeu revisão de literatura; levantamento documental; observação etnográfica nas escolas; entrevistas com os coordenadores e gestores escolares; aplicação de questionários e realização de grupos focais com os docentes. Como resultado, constatou-se a emergência de novos docentes atuando nesses programas, sem a formação necessária e a experiência adequada para o exercício da docência. Essa constatação nos levou a recortar a problemática da formação docente para esse contexto, procurando identificar nas políticas mais recentes dirigidas à formação de professores, tanto a formação inicial quanto a continuada, como essa problemática vem sendo abordada na literatura específica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412
10.22481/praxis.v14i28.3412
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i28.3412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412/2833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.16-40.
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816899899393