A docência na educação infantil: representações, identidades e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/749 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado realizada na Universidade de Caxias do Sul/RS, em 2010, onde foi investigada a interposição materno-docente na Educação Infantil através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando, para coleta de dados, a observação e o grupo focal. Participaram dos encontros seis professoras de uma escola pública Caxiense, tendo entre 9 meses e 10 anos de atuação na função, todas com o curso Magistério/ Normal completo e estudando Pedagogia. Este texto aborda as decorrências, na prática pedagógica e na subjetividade docente, quando a professora interpõe seu papel ao papel materno, através de falas traduzidas na expressão: “sou meio mãe, meio professora”. Neste contexto, põe em questão as representações e a construção da identidade profissional docente, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de ação, tanto em formação inicial, quanto papéis, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico. |
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A docência na educação infantil: representações, identidades e práticasEducação InfantilFormação de ProfessoresIdentidade DocenteRepresentações X PráticasO presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado realizada na Universidade de Caxias do Sul/RS, em 2010, onde foi investigada a interposição materno-docente na Educação Infantil através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando, para coleta de dados, a observação e o grupo focal. Participaram dos encontros seis professoras de uma escola pública Caxiense, tendo entre 9 meses e 10 anos de atuação na função, todas com o curso Magistério/ Normal completo e estudando Pedagogia. Este texto aborda as decorrências, na prática pedagógica e na subjetividade docente, quando a professora interpõe seu papel ao papel materno, através de falas traduzidas na expressão: “sou meio mãe, meio professora”. Neste contexto, põe em questão as representações e a construção da identidade profissional docente, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de ação, tanto em formação inicial, quanto papéis, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.Edições UESB2013-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/749Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 127-146Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 127-146Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 127-1462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/749/632Aragão, Milena CristinaKreutz, Lúcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/749Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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