THE CRITICAL DIDACTIC MOVEMENT AND PEDAGOGICAL-DIDACTIC THINKING IN THE 1980’S
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6568 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo analisar o movimento das proposições contra-hegemônicas, notadamente, nos anos de 1980, no contexto do movimento da didática crítica e suas repercussões epistemológicas no campo da pedagogia e da didática. Para tanto, examinamos algumas das mais expressivas produções no campo da didática que assumem o método dialético como método de investigação. No trato teórico-metodológico assumimos o entendimento de ser a Pedagogia a ciência da e para a prática educativa e a Didática, a teoria do ensino na sua totalidade e em seu movimento. Ao mesmo tempo optamos pela teoria do SER SOCIAL de Marx e de suas expressões na pedagogia histórico-crítica. Os resultados do estudo sinalizam que o movimento da didática crítica não foi apenas uma alternativa a pedagogia oficial, marcada pelo tecnicismo pedagógico, mas se contrapôs pela sistematização de orientações pedagógicas que fazem uma crítica rigorosa a perspectiva burguesa de escola, ao mesmo tempo que lutam pela democratização da escola pública, espaço privilegiado do conhecimento sistematizado, dos conteúdos historicamente desenvolvidos e sistematizados, pela valorização profissional dos professores e sua autonomia intelectual a partir do desenvolvimento de uma aguda consciência das finalidades da educação e da prática docente; e, ainda, dotando-os de uma formação teórico-científica, potente, capaz de emancipá-los. Contribuindo desse modo com o processo de formação omnilateral dos estudantes. |
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THE CRITICAL DIDACTIC MOVEMENT AND PEDAGOGICAL-DIDACTIC THINKING IN THE 1980’SEL MOVIMIENTO DE LA DIDACTICA CRÍTICA Y EL PENSAMIENTO PEDAGÓGICO- DIDÁCTICO EN LA DÉCADA DE 1980O MOVIMENTO DA DIDÁTICA CRÍTICA E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO- DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1980PedagogíaDidácticaPedagogía histórico-críticaPedagogyDidacticHistorical-critical pedagogyDidáticaPedagogiaPedagogia histórico-crítica O artigo tem por objetivo analisar o movimento das proposições contra-hegemônicas, notadamente, nos anos de 1980, no contexto do movimento da didática crítica e suas repercussões epistemológicas no campo da pedagogia e da didática. Para tanto, examinamos algumas das mais expressivas produções no campo da didática que assumem o método dialético como método de investigação. No trato teórico-metodológico assumimos o entendimento de ser a Pedagogia a ciência da e para a prática educativa e a Didática, a teoria do ensino na sua totalidade e em seu movimento. Ao mesmo tempo optamos pela teoria do SER SOCIAL de Marx e de suas expressões na pedagogia histórico-crítica. Os resultados do estudo sinalizam que o movimento da didática crítica não foi apenas uma alternativa a pedagogia oficial, marcada pelo tecnicismo pedagógico, mas se contrapôs pela sistematização de orientações pedagógicas que fazem uma crítica rigorosa a perspectiva burguesa de escola, ao mesmo tempo que lutam pela democratização da escola pública, espaço privilegiado do conhecimento sistematizado, dos conteúdos historicamente desenvolvidos e sistematizados, pela valorização profissional dos professores e sua autonomia intelectual a partir do desenvolvimento de uma aguda consciência das finalidades da educação e da prática docente; e, ainda, dotando-os de uma formação teórico-científica, potente, capaz de emancipá-los. Contribuindo desse modo com o processo de formação omnilateral dos estudantes. The article aims to analyze the movement of anti-hegemonic proposals, notably, in the 1980s, in the context of the movement of critical didactics and their epistemological repercussions in the field of pedagogy and didactics. To do so, we examined some of the most significant productions in the field of didactics, which presuppose the dialectical method as a method of investigation. In the theoretical-methodological treatise we assumed the understanding of pedagogy being the science of and for the educational practice and Didactics, the theory of teaching in its entirety and in its movement. At the same time, we opted for Marx's SOCIAL BEING theory and its expressions in historical-critical pedagogy. The results of the study indicate that the critical didactic movement was not only an alternative to the official pedagogy, marked by the pedagogical technicality, but an opposition to the systematization of pedagogical guidelines that makes a rigorous criticism to the bourgeois perspective of school, at the same time that they struggle for the democratization of public schools, privileged space of systematized knowledge, historically advanced and systematized contents, for the professional valorization of teachers and their intellectual autonomy starting on the development of an acute awareness of the purposes of education and teaching practice; and, still, endowing them with a theoretical-scientific training, powerful, capable of emancipating them. Thus contributing to the students' omnilateral training process. El artículo tiene como objetivo analizar el movimiento de las proposiciones contrahegemónicas, notablemente en la década de 1980, en el contexto del movimiento didáctico crítico y sus repercusiones epistemológicas en el campo de la pedagogía y la didáctica. Para tal, examinamos algunas de las producciones más expresivas en el campo de la didáctica que asumen el método dialéctico como método de investigación. En el enfoque teórico-metodológico, suponemos que pedagogía es la ciencia de y para la práctica educativa y Didáctica, la teoría de la enseñanza en su totalidad y en su movimiento. Al mismo tiempo, eligimos la teoría SOCIAL SER de Marx y sus expresiones en la pedagogía histórico-crítica. Los resultados del estudio indican que el movimiento didáctico crítico no era solo una alternativa a la pedagogía oficial, marcada por el tecnicismo pedagógico, pero se opuso a la sistematización de pautas pedagógicas que hacen una crítica rigurosa de la perspectiva burguesa de la escuela, al mismo tiempo que luchan por la democratización de la escuela pública, espacio privilegiado de conocimiento sistematizado, de los contenido históricamente desarrollados y sistematizado, por la valoración profesional de los docentes y su autonomía intelectual a partir del desarrollo de una aguda conciencia de los propósitos de la educación y la práctica docente; y, así, dotarlos de formación teórico-científica, poderoso, capaz de emanciparlos. Contribuyendo así al proceso de formación omnilateral de los estudiantes. 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