Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Márcia Campos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528
Resumo: Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.
id UESB-7_2a071e4c1f650831779f913a2559f728
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/528
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educaçãoGestão da escolaPolítica educacionalQualidade da educaçãoNeste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.Edições UESB2007-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528/424http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sandra Márcia Campos2021-03-22T22:57:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/528Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
title Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
spellingShingle Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
Pereira, Sandra Márcia Campos
Gestão da escola
Política educacional
Qualidade da educação
title_short Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
title_full Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
title_fullStr Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
title_full_unstemmed Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
title_sort Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
author Pereira, Sandra Márcia Campos
author_facet Pereira, Sandra Márcia Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Márcia Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da escola
Política educacional
Qualidade da educação
topic Gestão da escola
Política educacional
Qualidade da educação
description Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528/424
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28
Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28
Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814958985217