Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528 |
Resumo: | Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar. |
id |
UESB-7_2a071e4c1f650831779f913a2559f728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/528 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educaçãoGestão da escolaPolítica educacionalQualidade da educaçãoNeste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.Edições UESB2007-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528/424http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sandra Márcia Campos2021-03-22T22:57:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/528Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
title |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
spellingShingle |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação Pereira, Sandra Márcia Campos Gestão da escola Política educacional Qualidade da educação |
title_short |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
title_full |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
title_fullStr |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
title_full_unstemmed |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
title_sort |
Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação |
author |
Pereira, Sandra Márcia Campos |
author_facet |
Pereira, Sandra Márcia Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sandra Márcia Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da escola Política educacional Qualidade da educação |
topic |
Gestão da escola Política educacional Qualidade da educação |
description |
Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528/424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28 Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28 Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 13-28 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814958985217 |