As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622
Resumo: O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.
id UESB-7_2dcc50387f0932d7b6cb4f8aff57a713
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/622
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontrosCulturas IndígenasInfânciaPrática PedagógicaO objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-1562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622/515Mubarac Sobrinho, Roberto Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/622Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
title As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
spellingShingle As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Culturas Indígenas
Infância
Prática Pedagógica
title_short As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
title_full As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
title_fullStr As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
title_full_unstemmed As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
title_sort As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
author Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
author_facet Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Culturas Indígenas
Infância
Prática Pedagógica
topic Culturas Indígenas
Infância
Prática Pedagógica
description O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622/515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815095300096