As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622 |
Resumo: | O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente. |
id |
UESB-7_2dcc50387f0932d7b6cb4f8aff57a713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/622 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontrosCulturas IndígenasInfânciaPrática PedagógicaO objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-1562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622/515Mubarac Sobrinho, Roberto Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/622Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
title |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
spellingShingle |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches Culturas Indígenas Infância Prática Pedagógica |
title_short |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
title_full |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
title_fullStr |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
title_full_unstemmed |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
title_sort |
As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros |
author |
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches |
author_facet |
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culturas Indígenas Infância Prática Pedagógica |
topic |
Culturas Indígenas Infância Prática Pedagógica |
description |
O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/622/515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 139-156 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815095300096 |