Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanthack, Gessilene Silveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940
Resumo: Este artigo visa apresentar alguns casos de mudança linguística constatados a partir de uma metodologia que contempla usos efetivos da língua portuguesa. São casos que ilustram a chamada gramaticalização, um fenômeno de mudança linguística compreendido como um processo através do qual, itens ou construções lexicais, em determinados contextos linguísticos, assumem funções gramaticais, e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funções gramaticais (HOPPER; TRAUGOTT, 1993). Esse tipo de mudança só pode ser compreendido a partir de uma concepção de língua como atividade real, um instrumento de interação social (NEVES, 1997). Logo, gramática não se resume a um produto fechado, estático; ela é dinâmica, com estruturas flexíveis e permeáveis às pressões do uso (CASTILHO, 2012). As amostras apresentadas evidenciam exatamente essa dinamicidade, revelada pela aplicação do princípio de exploração de velhas formas para novas funções. O reconhecimento desse tipo de princípio é necessário para a compreensão dos movimentos funcionais que operam no âmbito, por exemplo, das classes de palavras, um tema comumente abordado no contexto escolar, mas que não recebe um tratamento linguístico adequado.
id UESB-7_308a43d7bbeb2c1a2545986f8670fec8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/940
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da línguaEste artigo visa apresentar alguns casos de mudança linguística constatados a partir de uma metodologia que contempla usos efetivos da língua portuguesa. São casos que ilustram a chamada gramaticalização, um fenômeno de mudança linguística compreendido como um processo através do qual, itens ou construções lexicais, em determinados contextos linguísticos, assumem funções gramaticais, e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funções gramaticais (HOPPER; TRAUGOTT, 1993). Esse tipo de mudança só pode ser compreendido a partir de uma concepção de língua como atividade real, um instrumento de interação social (NEVES, 1997). Logo, gramática não se resume a um produto fechado, estático; ela é dinâmica, com estruturas flexíveis e permeáveis às pressões do uso (CASTILHO, 2012). As amostras apresentadas evidenciam exatamente essa dinamicidade, revelada pela aplicação do princípio de exploração de velhas formas para novas funções. O reconhecimento desse tipo de princípio é necessário para a compreensão dos movimentos funcionais que operam no âmbito, por exemplo, das classes de palavras, um tema comumente abordado no contexto escolar, mas que não recebe um tratamento linguístico adequado.Edições UESB2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-258Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-258Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-2582178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940/801Kanthack, Gessilene Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:03Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/940Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:03Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
title Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
spellingShingle Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
Kanthack, Gessilene Silveira
title_short Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
title_full Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
title_fullStr Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
title_full_unstemmed Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
title_sort Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
author Kanthack, Gessilene Silveira
author_facet Kanthack, Gessilene Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanthack, Gessilene Silveira
description Este artigo visa apresentar alguns casos de mudança linguística constatados a partir de uma metodologia que contempla usos efetivos da língua portuguesa. São casos que ilustram a chamada gramaticalização, um fenômeno de mudança linguística compreendido como um processo através do qual, itens ou construções lexicais, em determinados contextos linguísticos, assumem funções gramaticais, e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funções gramaticais (HOPPER; TRAUGOTT, 1993). Esse tipo de mudança só pode ser compreendido a partir de uma concepção de língua como atividade real, um instrumento de interação social (NEVES, 1997). Logo, gramática não se resume a um produto fechado, estático; ela é dinâmica, com estruturas flexíveis e permeáveis às pressões do uso (CASTILHO, 2012). As amostras apresentadas evidenciam exatamente essa dinamicidade, revelada pela aplicação do princípio de exploração de velhas formas para novas funções. O reconhecimento desse tipo de princípio é necessário para a compreensão dos movimentos funcionais que operam no âmbito, por exemplo, das classes de palavras, um tema comumente abordado no contexto escolar, mas que não recebe um tratamento linguístico adequado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/940/801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-258
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-258
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 20 (2015): Política Educacional: Análises e Perspectivas; 241-258
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816501440512