Comissões próprias de avaliação: impasses e perspectivas na implementação da avaliação interna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/839 |
Resumo: | O trabalho trata da avaliação institucional, especialmente a avaliação interna, no instrumento Avaliação das Instituições de Educação Superior, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, considerando suas possibilidades como mecanismo para a formulação de políticas institucionais. O estudo analisa ações e posições dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação, responsável pela avaliação interna, em duas Instituições Federais de Educação Superior, tendo como referência as mudanças que se processam na política de avaliação da educação superior com a introdução, dentre outras, dos índices gerais como parte da lógica e contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A pesquisa parte do pressuposto de que os limites e as dificuldades que as Comissões Próprias de Avaliação enfrentam para realização da avaliação institucional, impactam seu potencial propositivo, particularmente em termos de políticas de gestão. Constatamos que, no delineamento do cenário atual das IFES, a possibilidade de a avaliação institucional constituir-se como referência para a formulação de políticas institucionais foi consideravelmente diminuída diante das mudanças introduzidas no SINAES nos últimos anos, levando as CPA a operarem no limite da formalidade institucional requerido pelo marco legal do Sistema. |
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