Comissões próprias de avaliação: impasses e perspectivas na implementação da avaliação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Assis Leão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Alfredo Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/839
Resumo: O trabalho trata da avaliação institucional, especialmente a avaliação interna, no instrumento Avaliação das Instituições de Educação Superior, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, considerando suas possibilidades como mecanismo para a formulação de políticas institucionais. O estudo analisa ações e posições dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação, responsável pela avaliação interna, em duas Instituições Federais de Educação Superior, tendo como referência as mudanças que se processam na política de avaliação da educação superior com a introdução, dentre outras, dos índices gerais como parte da lógica e contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A pesquisa parte do pressuposto de que os limites e as dificuldades que as Comissões Próprias de Avaliação enfrentam para realização da avaliação institucional, impactam seu potencial propositivo, particularmente em termos de políticas de gestão. Constatamos que, no delineamento do cenário atual das IFES, a possibilidade de a avaliação institucional constituir-se como referência para a formulação de políticas institucionais foi consideravelmente diminuída diante das mudanças introduzidas no SINAES nos últimos anos, levando as CPA a operarem no limite da formalidade institucional requerido pelo marco legal do Sistema.
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