Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884 |
Resumo: | O presente artigo trata de levar a cabo uma revisão sobre as mudanças essenciais que obrigam a tomar decisões em educação e na escola. Partimos da hipótese que a educação tem uma relação direta com o modelo de vida do ser humano, com a construção de valores e com a convivência em sociedade. Entendemos as mudanças como processos sistémicos e retroativos. E a escola aplica-os de novo ao resultado de tê-los aplicado e recebido previamente. Por esta razão, a escola é um palco primordial dentro dessa complexidade já que tem uma posição privilegiada para favorecer, neutralizar, compensar ou contrapesar as mudanças. |
id |
UESB-7_3a2a6aeee06871defd45049c8c5c84b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/884 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuelaCriatividadeArteTransdisciplinaridadeComplexidadeO presente artigo trata de levar a cabo uma revisão sobre as mudanças essenciais que obrigam a tomar decisões em educação e na escola. Partimos da hipótese que a educação tem uma relação direta com o modelo de vida do ser humano, com a construção de valores e com a convivência em sociedade. Entendemos as mudanças como processos sistémicos e retroativos. E a escola aplica-os de novo ao resultado de tê-los aplicado e recebido previamente. Por esta razão, a escola é um palco primordial dentro dessa complexidade já que tem uma posição privilegiada para favorecer, neutralizar, compensar ou contrapesar as mudanças.Edições UESB2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-95Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-95Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-952178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884/752Parera, Montserrat Gonzálezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/884Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
title |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
spellingShingle |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela Parera, Montserrat González Criatividade Arte Transdisciplinaridade Complexidade |
title_short |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
title_full |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
title_fullStr |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
title_full_unstemmed |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
title_sort |
Cambios que obligan al cambio en educación y en la escuela |
author |
Parera, Montserrat González |
author_facet |
Parera, Montserrat González |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parera, Montserrat González |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Arte Transdisciplinaridade Complexidade |
topic |
Criatividade Arte Transdisciplinaridade Complexidade |
description |
O presente artigo trata de levar a cabo uma revisão sobre as mudanças essenciais que obrigam a tomar decisões em educação e na escola. Partimos da hipótese que a educação tem uma relação direta com o modelo de vida do ser humano, com a construção de valores e com a convivência em sociedade. Entendemos as mudanças como processos sistémicos e retroativos. E a escola aplica-os de novo ao resultado de tê-los aplicado e recebido previamente. Por esta razão, a escola é um palco primordial dentro dessa complexidade já que tem uma posição privilegiada para favorecer, neutralizar, compensar ou contrapesar as mudanças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884/752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-95 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-95 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 81-95 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816443768832 |