Cambios paradigmáticos en educación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casassus,Juan
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200004
Resumo: Analisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para um matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.
id EAA-1_388a0269ace0726bb4ec577caaa01384
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782002000200004
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cambios paradigmáticos en educaciónparadigmas em educaçãomudanças em educaçãoAnalisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para um matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200004Revista Brasileira de Educação n.20 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCasassus,Juanspa2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000200004Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Cambios paradigmáticos en educación
title Cambios paradigmáticos en educación
spellingShingle Cambios paradigmáticos en educación
Casassus,Juan
paradigmas em educação
mudanças em educação
title_short Cambios paradigmáticos en educación
title_full Cambios paradigmáticos en educación
title_fullStr Cambios paradigmáticos en educación
title_full_unstemmed Cambios paradigmáticos en educación
title_sort Cambios paradigmáticos en educación
author Casassus,Juan
author_facet Casassus,Juan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casassus,Juan
dc.subject.por.fl_str_mv paradigmas em educação
mudanças em educação
topic paradigmas em educação
mudanças em educação
description Analisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para um matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200004
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782002000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.20 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489499222016