Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7114 |
Resumo: | Enquadramento: No estudo do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento, destaca-se a participação dos adolescentes em atividades organizadas. Objetivo: Aprofundar a relação do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento com a participação em atividades extracurriculares e de solidariedade. Metodologia: O estudo incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular portuguesa e usou a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, o Developmental Assets Profile e três questões sobre a participação nas atividades. Resultados: Encontrou-se um número elevado de alunos que participam em atividades dos dois tipos. A participação diminui ao longo da adolescência. As correlações com o Bem-estar psicológico e os Recursos de desenvolvimento reforçam o potencial da participação nos dois tipos de atividade para o bem-estar e o desenvolvimento dos adolescentes. As diferentes correlações sugerem uma maior ligação da participação em atividades extracurriculares com a auto-estima, e entre a participação em atividades de solidariedade com a autorrealização, o crescimento pessoal e a resiliência. Conclusões: Valorização das oportunidades de participação em atividades dos dois tipos nos contextos educativos, com destaque para a escola. São apresentadas sugestões para estudos futuros. |
id |
UESB-7_448e15d181fdd03e601a4d20ee3971c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7114 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentesBienestar, desarrollo y actividades organizadas: un estudio con alumnos adolescentes Well-being, development and organized activities: a study with adolescents students AdolescênciaAtividades extracurricularesBem-estar psicológicoAdolescenciaActividades extracurricularesBienestar psicológicoAdolescenceExtracurricular activitiesPsychological wellbeingEnquadramento: No estudo do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento, destaca-se a participação dos adolescentes em atividades organizadas. Objetivo: Aprofundar a relação do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento com a participação em atividades extracurriculares e de solidariedade. Metodologia: O estudo incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular portuguesa e usou a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, o Developmental Assets Profile e três questões sobre a participação nas atividades. Resultados: Encontrou-se um número elevado de alunos que participam em atividades dos dois tipos. A participação diminui ao longo da adolescência. As correlações com o Bem-estar psicológico e os Recursos de desenvolvimento reforçam o potencial da participação nos dois tipos de atividade para o bem-estar e o desenvolvimento dos adolescentes. As diferentes correlações sugerem uma maior ligação da participação em atividades extracurriculares com a auto-estima, e entre a participação em atividades de solidariedade com a autorrealização, o crescimento pessoal e a resiliência. Conclusões: Valorização das oportunidades de participação em atividades dos dois tipos nos contextos educativos, com destaque para a escola. São apresentadas sugestões para estudos futuros. Context: The study of Psychological well-being and Developmental assets highlights adolescent participation in organized activities. Goal: To deepen the relation of Psychological well- being and Developmental assets with the participation in extracurricular and solidarity activities. Method: The study included 201 students from the 6th, 9th and 11th grades from a Portuguese private school and used the Psychological Well-being Scale for adolescents, the Developmental Assets Profile, and three questions about activity participation. Results: It was found that a high number of the students participate in both type of activities. This participation diminishes over the years. The correlations with Psychological well-being and Developmental assets strengthen the potential of the participation in both types of activities for adolescent well-being and development. Differences in correlations suggest a stronger connection between the participation in extracurricular activities and self-esteem, and between the participation in solidarity activities and self-realization, personal growth, and resilience. Conclusions: Valorisation of the opportunities for participation in the two types of activities in educational contexts, with emphasis to school settings. Suggestions for future studies are presented. Antecedentes: En el estudio del Bienestar psicológico y de los Recursos de desarrollo se destaca la participación de lo adolescente en actividades organizadas. Objetivo: Profundizar la relación del Bienestar psicológico y de los Recursos de desarrollo con la participación en actividades extracurriculares y de solidaridad. Metodología: La muestra incluye 201 estudiantes de 6o, 9o y 11o grado de una escuela particular. Se utiliza el Cuestionario de Bienestar Psicológico para evaluar el bienestar psicológico, el Developmental Assets Profile para evaluar los recursos de desarrollo y tres cuestiones para evaluar la participación en actividades. Resultados: Un número elevado de estudiantes participan en actividades de los dos tipos. La participación disminuí a lo largo de la adolescencia. Las correlaciones con el Bienestar psicológico y los Recursos de desarrollo refuerzan el potencial de la participación en los dos tipos de actividades en el bienestar y desarrollo adolescente. Diferencias en las correlaciones sugieren una mayor conexión entre la participación en actividades extracurriculares y la autoestima, y entre la participación en actividades de solidaridad y la autorrealización, lo crecimiento personal y la resiliencia. Conclusiones: Valorización de las oportunidades de participación en los dos tipos de actividades en los contextos educacionales, con destaque para la escuela. Sugerencias para nuevos estudios son presentadas. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/711410.22481/praxisedu.v17i46.7114Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-373Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-373Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-3732178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7114/5848Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Nuno Archer deVeiga, Feliciano Henriques2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7114Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes Bienestar, desarrollo y actividades organizadas: un estudio con alumnos adolescentes Well-being, development and organized activities: a study with adolescents students |
title |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
spellingShingle |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes Carvalho, Nuno Archer de Adolescência Atividades extracurriculares Bem-estar psicológico Adolescencia Actividades extracurriculares Bienestar psicológico Adolescence Extracurricular activities Psychological wellbeing |
title_short |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
title_full |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
title_fullStr |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
title_full_unstemmed |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
title_sort |
Bem-estar, desenvolvimento e atividades organizadas: um estudo com alunos adolescentes |
author |
Carvalho, Nuno Archer de |
author_facet |
Carvalho, Nuno Archer de Veiga, Feliciano Henriques |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Feliciano Henriques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Nuno Archer de Veiga, Feliciano Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Atividades extracurriculares Bem-estar psicológico Adolescencia Actividades extracurriculares Bienestar psicológico Adolescence Extracurricular activities Psychological wellbeing |
topic |
Adolescência Atividades extracurriculares Bem-estar psicológico Adolescencia Actividades extracurriculares Bienestar psicológico Adolescence Extracurricular activities Psychological wellbeing |
description |
Enquadramento: No estudo do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento, destaca-se a participação dos adolescentes em atividades organizadas. Objetivo: Aprofundar a relação do Bem-estar psicológico e dos Recursos de desenvolvimento com a participação em atividades extracurriculares e de solidariedade. Metodologia: O estudo incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular portuguesa e usou a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, o Developmental Assets Profile e três questões sobre a participação nas atividades. Resultados: Encontrou-se um número elevado de alunos que participam em atividades dos dois tipos. A participação diminui ao longo da adolescência. As correlações com o Bem-estar psicológico e os Recursos de desenvolvimento reforçam o potencial da participação nos dois tipos de atividade para o bem-estar e o desenvolvimento dos adolescentes. As diferentes correlações sugerem uma maior ligação da participação em atividades extracurriculares com a auto-estima, e entre a participação em atividades de solidariedade com a autorrealização, o crescimento pessoal e a resiliência. Conclusões: Valorização das oportunidades de participação em atividades dos dois tipos nos contextos educativos, com destaque para a escola. São apresentadas sugestões para estudos futuros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7114 10.22481/praxisedu.v17i46.7114 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7114 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v17i46.7114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7114/5848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-373 Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-373 Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 356-373 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814399045632 |