Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480 |
Resumo: | Este artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto, plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho. |
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