Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Maria Isabel Lopes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480
Resumo: Este artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto, plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho.
id UESB-7_47bb5e9c60aab33e76c208bfd24c6e27
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/480
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfaCompetência(s).QualificaçãoTrabalhoEducaçãoEste artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto, plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho.Edições UESB2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-65Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-65Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-652178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480/384http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerez, Maria Isabel Lopes2021-03-22T22:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/480Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:55:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
title Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
spellingShingle Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
Perez, Maria Isabel Lopes
Competência(s).
Qualificação
Trabalho
Educação
title_short Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
title_full Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
title_fullStr Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
title_full_unstemmed Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
title_sort Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa
author Perez, Maria Isabel Lopes
author_facet Perez, Maria Isabel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Maria Isabel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Competência(s).
Qualificação
Trabalho
Educação
topic Competência(s).
Qualificação
Trabalho
Educação
description Este artigo procura levantar as raízes históricas do uso da noção de competência(s), sua aplicação nos dias de hoje, particularmente no ambiente das empresas e suas várias interpretações, à luz de autores como Philippe Zarifian, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Acácia Kuenzer, Marise N. Ramos, entre outros. Busca identificar como estes autores tratam a relação entre as noções de qualificação e de competência e, finalmente, verificar como vem se dando a adoção do conceito de competência como referência para a gestão de pessoas no local de trabalho, em vista das grandes transformações no mundo do trabalho. A noção de competência é uma formulação teórica ainda muito recente (três últimas décadas), que procura estabelecer mais um vínculo entre trabalho e educação e que, na verdade, ainda se encontra em construção. Vem se apresentando com características de elasticidade e versatilidade e, portanto, plasticidade, verificada por suas adaptações ao longo de sua história tanto na área do trabalho, como na área da educação. Reveste-se também de um caráter polissêmico, assumindo vários significados, mesmo quando em uso numa mesma área da sociedade, na mesma época, estando associada a diversos sentidos. Por fim, demonstra ser um conceito polimorfo pois tem sido vulnerável a mudar de forma, de acordo com interesses diversos e determinantes, especialmente quando aplicado à gestão de pessoas nos ambientes de trabalho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480/384
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-65
Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-65
Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 57-65
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813703839744