A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve reflexões, considerações e algumas críticas à proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais, tomando como base a revisão de literatura sobre o temae os resultados de uma pesquisa sobre as demandas decorrentes da educação inclusiva e das possibilidades de atuação do psicólogo escolar. O estudo começa com uma breve reflexão sobre a diversidade, situa historicamente osurgimento da proposta inclusiva e demarca um posicionamento teórico sobre o tema da inclusão escolar. Posteriormente discute a atual política nacional em Educação Especial, problematizando seus resultados no que se refere ao acesso e garantia do direito à educação do público alvo da Educação Especial, com a previsão de escolarização nas classes comuns do ensino regular. Porfim o texto apresenta alguns dos principais desafios atuais para construção de sistemas educacionais inclusivos no país, sugerindo que, na perspectiva epistemológica, a Educação e a Pedagogia, sozinhas, não darão conta desta proposição, sendo necessário recorrer a outras áreas do conhecimento eatuação, e que a Psicologia Escolar pode contribuir neste processo. |
id |
UESB-7_495a5f3b3a0b1314219aa040ddbc1b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/762 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionaisInclusão EscolarPolítica PúblicaEducação EspecialPsicologia EscolarEste trabalho desenvolve reflexões, considerações e algumas críticas à proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais, tomando como base a revisão de literatura sobre o temae os resultados de uma pesquisa sobre as demandas decorrentes da educação inclusiva e das possibilidades de atuação do psicólogo escolar. O estudo começa com uma breve reflexão sobre a diversidade, situa historicamente osurgimento da proposta inclusiva e demarca um posicionamento teórico sobre o tema da inclusão escolar. Posteriormente discute a atual política nacional em Educação Especial, problematizando seus resultados no que se refere ao acesso e garantia do direito à educação do público alvo da Educação Especial, com a previsão de escolarização nas classes comuns do ensino regular. Porfim o texto apresenta alguns dos principais desafios atuais para construção de sistemas educacionais inclusivos no país, sugerindo que, na perspectiva epistemológica, a Educação e a Pedagogia, sozinhas, não darão conta desta proposição, sendo necessário recorrer a outras áreas do conhecimento eatuação, e que a Psicologia Escolar pode contribuir neste processo.Edições UESB2014-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-59Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-59Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-592178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762/643Matos, Selma NorbertoMendes, Enicéia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T16:18:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/762Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2018-08-14T16:18:43Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
title |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
spellingShingle |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais Matos, Selma Norberto Inclusão Escolar Política Pública Educação Especial Psicologia Escolar |
title_short |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
title_full |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
title_fullStr |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
title_sort |
A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais |
author |
Matos, Selma Norberto |
author_facet |
Matos, Selma Norberto Mendes, Enicéia Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Selma Norberto Mendes, Enicéia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escolar Política Pública Educação Especial Psicologia Escolar |
topic |
Inclusão Escolar Política Pública Educação Especial Psicologia Escolar |
description |
Este trabalho desenvolve reflexões, considerações e algumas críticas à proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais, tomando como base a revisão de literatura sobre o temae os resultados de uma pesquisa sobre as demandas decorrentes da educação inclusiva e das possibilidades de atuação do psicólogo escolar. O estudo começa com uma breve reflexão sobre a diversidade, situa historicamente osurgimento da proposta inclusiva e demarca um posicionamento teórico sobre o tema da inclusão escolar. Posteriormente discute a atual política nacional em Educação Especial, problematizando seus resultados no que se refere ao acesso e garantia do direito à educação do público alvo da Educação Especial, com a previsão de escolarização nas classes comuns do ensino regular. Porfim o texto apresenta alguns dos principais desafios atuais para construção de sistemas educacionais inclusivos no país, sugerindo que, na perspectiva epistemológica, a Educação e a Pedagogia, sozinhas, não darão conta desta proposição, sendo necessário recorrer a outras áreas do conhecimento eatuação, e que a Psicologia Escolar pode contribuir neste processo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762/643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-59 Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-59 Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 35-59 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815872294912 |