POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v15i33.5300 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300 |
Resumo: | O objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos. |
id |
UESB-7_5195b6a650da7f7c842f0f0857e11b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5300 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARESO objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos.Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/530010.22481/praxisedu.v15i33.5300Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-4972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300/3985Junior, Paulo Melgaço da SilvaAguiar, Jonathan FernandesMaia, Maria Vitoria Campos Mamedeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5300Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
title |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
spellingShingle |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES Junior, Paulo Melgaço da Silva Junior, Paulo Melgaço da Silva |
title_short |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
title_full |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
title_fullStr |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
title_full_unstemmed |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
title_sort |
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES |
author |
Junior, Paulo Melgaço da Silva |
author_facet |
Junior, Paulo Melgaço da Silva Junior, Paulo Melgaço da Silva Aguiar, Jonathan Fernandes Maia, Maria Vitoria Campos Mamede Aguiar, Jonathan Fernandes Maia, Maria Vitoria Campos Mamede |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Jonathan Fernandes Maia, Maria Vitoria Campos Mamede |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Paulo Melgaço da Silva Aguiar, Jonathan Fernandes Maia, Maria Vitoria Campos Mamede |
description |
O objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300 10.22481/praxisedu.v15i33.5300 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300/3985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180385278132224 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5300 |