POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Paulo Melgaço da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aguiar, Jonathan Fernandes, Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5300
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300
Resumo: O objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos.
id UESB-7_5195b6a650da7f7c842f0f0857e11b65
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5300
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARESO objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos.Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/530010.22481/praxisedu.v15i33.5300Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-4972178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300/3985Junior, Paulo Melgaço da SilvaAguiar, Jonathan FernandesMaia, Maria Vitoria Campos Mamedeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5300Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
title POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
spellingShingle POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
Junior, Paulo Melgaço da Silva
Junior, Paulo Melgaço da Silva
title_short POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
title_full POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
title_fullStr POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
title_full_unstemmed POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
title_sort POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES
author Junior, Paulo Melgaço da Silva
author_facet Junior, Paulo Melgaço da Silva
Junior, Paulo Melgaço da Silva
Aguiar, Jonathan Fernandes
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
Aguiar, Jonathan Fernandes
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
author_role author
author2 Aguiar, Jonathan Fernandes
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Paulo Melgaço da Silva
Aguiar, Jonathan Fernandes
Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
description O objetivo central deste artigo é discutir sobre os processos como as escolas estão buscando possibilidades para receber, acolher e integrar alunas/os trans*, dando respaldo para o desenvolvimento de suas lutas e busca pelo reconhecimento social. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e analisamos a percepção de duas pedagogas, duas estudantes do Ensino Médio público e uma estudante do ensino fundamental público. Defendemos que o reconhecimento das diferenças no cotidiano escolar é uma questão de justiça social, curricular e de direitos humanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300
10.22481/praxisedu.v15i33.5300
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5300/3985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 472-497
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385278132224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5300