THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazarova, Olga L.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rudakova, Svetlana V., Akasheva, Tatiana V., Velikanova, Svetlana S., Bakholskaia, Anastasiia A., Chernykh, Oksana P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936
Resumo: O artigo apresentado é dedicado ao desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de instituições de ensino superior no processo de formação profissional. Com base nos trabalhos de pesquisadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., os autores definiram mais exatamente o conteúdo do conceito “competência comunicativa de alunos de uma instituição de ensino superior”, sistematizaram seus critérios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya 2003). O artigo também apresenta aos autores um complexo de condições pedagógicas, que garantem o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes universitários no processo de formação profissional. O complexo inclui os seguintes componentes: envolvimento dos alunos em um ambiente comunicativo educacional intensivo; criação de situações comunicativas com base em problemas educacionais (profissionais), garantindo a formação da competência comunicativa dos alunos; organização de vários tipos de interação em grupo entre professor e alunos, com base na aplicação de métodos, técnicas e tecnologias interativas. O artigo também apresenta os resultados do trabalho experimental, que confirmou a efetividade do complexo desenvolvido de condições pedagógicas, garantindo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no processo de formação profissional.
id UESB-7_52175d9de3deeb8e4a79080f3adfbe14
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5936
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAININGTHE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAININGEL DESARROLLO DE LA COMPETENCIA COMUNICATIVA DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL PROCESO DE SU FORMACIÓN PROFESIONALcompetência comunicativaformação profissional de estudantesCompetencia comunicativaFormación profesional de los alumnoscommunicative competenceprofessional training of students O artigo apresentado é dedicado ao desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de instituições de ensino superior no processo de formação profissional. Com base nos trabalhos de pesquisadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., os autores definiram mais exatamente o conteúdo do conceito “competência comunicativa de alunos de uma instituição de ensino superior”, sistematizaram seus critérios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya 2003). O artigo também apresenta aos autores um complexo de condições pedagógicas, que garantem o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes universitários no processo de formação profissional. O complexo inclui os seguintes componentes: envolvimento dos alunos em um ambiente comunicativo educacional intensivo; criação de situações comunicativas com base em problemas educacionais (profissionais), garantindo a formação da competência comunicativa dos alunos; organização de vários tipos de interação em grupo entre professor e alunos, com base na aplicação de métodos, técnicas e tecnologias interativas. O artigo também apresenta os resultados do trabalho experimental, que confirmou a efetividade do complexo desenvolvido de condições pedagógicas, garantindo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no processo de formação profissional. The presented article is devoted to the development of communicative competence of students of higher educational institutions in the process of their professional training. Based on the works of such researchers as B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., the authors defined more exactly the content of the concept “communicative competence of students of a higher educational institution”, systematized its criteria and indicators (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya, 2003). The article also presents the authors complex of pedagogical conditions, which ensure the development of communicative competence of university students in the process of their professional training. The complex includes the following components: involvement of students in an intensive educational communicative environment; creation of communicative situations on the basis of educational (professional) problems, ensuring the formation of students’ communicative competence; organization of various types of group interaction between the teacher and students, based on the application of interactive methods, techniques and technologies. The article also presents the results of experimental work, which has confirmed the effectiveness of the developed complex of pedagogical conditions, ensuring the development of students' communicative competence in the process of their professional training.     El artículo presentado está dedicado al desarrollo de la competencia comunicativa de los estudiantes de instituciones de educación superior en el proceso de su formación profesional. Basado en los trabajos de investigadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., los autores definieron más exactamente el contenido del concepto "competencia comunicativa de los estudiantes de una institución de educación superior", sistematizaron sus criterios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya , 2003). El artículo también presenta a los autores un complejo de condiciones pedagógicas, que aseguran el desarrollo de la competencia comunicativa de los estudiantes universitarios en el proceso de su formación profesional. El complejo incluye los siguientes componentes: participación de los estudiantes en un ambiente educativo comunicativo intensivo; creación de situaciones comunicativas sobre la base de problemas educativos (profesionales), asegurando la formación de la competencia comunicativa de los estudiantes; Organización de varios tipos de interacción grupal entre el profesor y los alumnos, basados en la aplicación de métodos, técnicas y tecnologías interactivas. El artículo también presenta los resultados del trabajo experimental, que ha confirmado la efectividad del complejo desarrollado de condiciones pedagógicas, asegurando el desarrollo de la competencia comunicativa de los estudiantes en el proceso de su formación profesional. Edições UESB2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/593610.22481/praxisedu.v15i36.5936Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 599-609Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 599-609Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 599-6092178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936/4456Nazarova, Olga L.Rudakova, Svetlana V.Akasheva, Tatiana V.Velikanova, Svetlana S.Bakholskaia, Anastasiia A.Chernykh, Oksana P.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5936Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
EL DESARROLLO DE LA COMPETENCIA COMUNICATIVA DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN EL PROCESO DE SU FORMACIÓN PROFESIONAL
title THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
spellingShingle THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
Nazarova, Olga L.
competência comunicativa
formação profissional de estudantes
Competencia comunicativa
Formación profesional de los alumnos
communicative competence
professional training of students
title_short THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
title_full THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
title_fullStr THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
title_full_unstemmed THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
title_sort THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
author Nazarova, Olga L.
author_facet Nazarova, Olga L.
Rudakova, Svetlana V.
Akasheva, Tatiana V.
Velikanova, Svetlana S.
Bakholskaia, Anastasiia A.
Chernykh, Oksana P.
author_role author
author2 Rudakova, Svetlana V.
Akasheva, Tatiana V.
Velikanova, Svetlana S.
Bakholskaia, Anastasiia A.
Chernykh, Oksana P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazarova, Olga L.
Rudakova, Svetlana V.
Akasheva, Tatiana V.
Velikanova, Svetlana S.
Bakholskaia, Anastasiia A.
Chernykh, Oksana P.
dc.subject.por.fl_str_mv competência comunicativa
formação profissional de estudantes
Competencia comunicativa
Formación profesional de los alumnos
communicative competence
professional training of students
topic competência comunicativa
formação profissional de estudantes
Competencia comunicativa
Formación profesional de los alumnos
communicative competence
professional training of students
description O artigo apresentado é dedicado ao desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de instituições de ensino superior no processo de formação profissional. Com base nos trabalhos de pesquisadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., os autores definiram mais exatamente o conteúdo do conceito “competência comunicativa de alunos de uma instituição de ensino superior”, sistematizaram seus critérios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya 2003). O artigo também apresenta aos autores um complexo de condições pedagógicas, que garantem o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes universitários no processo de formação profissional. O complexo inclui os seguintes componentes: envolvimento dos alunos em um ambiente comunicativo educacional intensivo; criação de situações comunicativas com base em problemas educacionais (profissionais), garantindo a formação da competência comunicativa dos alunos; organização de vários tipos de interação em grupo entre professor e alunos, com base na aplicação de métodos, técnicas e tecnologias interativas. O artigo também apresenta os resultados do trabalho experimental, que confirmou a efetividade do complexo desenvolvido de condições pedagógicas, garantindo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no processo de formação profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936
10.22481/praxisedu.v15i36.5936
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i36.5936
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936/4456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 599-609
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 599-609
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 599-609
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818206425088