O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo Ciantelli, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite, Lucia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765
Resumo: Este trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipalde ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numaproposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplodiagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessasinformações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagensfuncionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dosalunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial.
id UESB-7_542806ee7c84ca0eaaac74f0346c497c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/765
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?AutismoEducação EspecialEducação InclusivaPsicologia da EducaçãoTranstorno Global do DesenvolvimentoEste trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipalde ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numaproposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplodiagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessasinformações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagensfuncionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dosalunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial.Edições UESB2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-1272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765/646Camilo Ciantelli, Ana PaulaLeite, Lucia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T16:18:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/765Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2018-08-14T16:18:43Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
title O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
spellingShingle O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
Camilo Ciantelli, Ana Paula
Autismo
Educação Especial
Educação Inclusiva
Psicologia da Educação
Transtorno Global do Desenvolvimento
title_short O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
title_full O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
title_fullStr O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
title_full_unstemmed O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
title_sort O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
author Camilo Ciantelli, Ana Paula
author_facet Camilo Ciantelli, Ana Paula
Leite, Lucia Pereira
author_role author
author2 Leite, Lucia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo Ciantelli, Ana Paula
Leite, Lucia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação Especial
Educação Inclusiva
Psicologia da Educação
Transtorno Global do Desenvolvimento
topic Autismo
Educação Especial
Educação Inclusiva
Psicologia da Educação
Transtorno Global do Desenvolvimento
description Este trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipalde ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numaproposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplodiagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessasinformações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagensfuncionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dosalunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/765/646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127
Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127
Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 105-127
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815880683520