O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2892 http://hdl.handle.net/11449/114894 |
Resumo: | Este trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipal de ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numa proposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplo diagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessas informações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagens funcionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dos alunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial. |
id |
UNSP_1a8fc50f1e83ce8a2351ecd917c9d587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114894 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?Pervasive development disorder in the inclusive education: regular or special school?AutismoEducação especialEducação inclusivaPsicologia da educaçãoTranstorno global do desenvolvimentoAutismInclusive educationPervasive development disorderPsychology of educationSpecial educationEste trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipal de ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numa proposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplo diagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessas informações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagens funcionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dos alunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial.This paper proposes a study case. It aimed to discuss the guidance of the educational practices towards special students, concerning their academic development. It took place during the course of a school year of a municipal school from the west of the state of São Paulo. It counted with the participation of regular teachers, special education teachers, school managers and it was part of a set of actions developed in the university extension project, in a proposition made between the university and the school. At first, observations were made about the everyday activities of a student with pervasive development disorder, autism, and of another student with dual diagnosis, brain palsy and autism. These observations were associated with the gathering of information about their educational history and their clinical diagnosis. Based on this data, psychoeducational interventions with students and specialist teachers were made, and the Vineland Adaptive Behavior Scale was applied. In general, a restrict pattern of functional learning and interactional behaviors was identified in the observed cases. At the end of the proposal, the contribution of the educational practices of the common classroom for these specific students was questioned. The analysis was shared with the professionals of the school and with the family of the students, and orientations were made in favor of keeping them in the regular school or taking them to a special school.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ciantelli, Ana Paula Camilo [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2015-02-24T13:57:34Z2015-02-24T13:57:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article105-127application/pdfhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2892Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 105-127, 2014.2178-2679http://hdl.handle.net/11449/114894ISSN21782679-2014-10-01-105-127.pdf38550534491142828471116829733774Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? Pervasive development disorder in the inclusive education: regular or special school? |
title |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
spellingShingle |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? Ciantelli, Ana Paula Camilo [UNESP] Autismo Educação especial Educação inclusiva Psicologia da educação Transtorno global do desenvolvimento Autism Inclusive education Pervasive development disorder Psychology of education Special education |
title_short |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
title_full |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
title_fullStr |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
title_full_unstemmed |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
title_sort |
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial? |
author |
Ciantelli, Ana Paula Camilo [UNESP] |
author_facet |
Ciantelli, Ana Paula Camilo [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciantelli, Ana Paula Camilo [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação especial Educação inclusiva Psicologia da educação Transtorno global do desenvolvimento Autism Inclusive education Pervasive development disorder Psychology of education Special education |
topic |
Autismo Educação especial Educação inclusiva Psicologia da educação Transtorno global do desenvolvimento Autism Inclusive education Pervasive development disorder Psychology of education Special education |
description |
Este trabalho configura-se numa proposição de estudo de caso, que procurou discutir e orientar a prática pedagógica de alunos da educação especial, com vistas ao seu desenvolvimento acadêmico. Foi realizado no decorrer de um ano letivo, numa unidade escolar de uma rede municipal de ensino do oeste paulista. Contou com a participação de professores do ensino comum, da educação especial, gestores da escola e fez parte de um conjunto de ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária, numa proposição conjunta entre universidade e escola. Num primeiro momento foram realizadas observações do cotidiano escolar de um aluno com transtorno global do desenvolvimento, autismo, e de uma aluna com duplo diagnóstico, paralisia cerebral e autismo, associada à coleta de informações sobre as trajetórias educacionais e os diagnósticos clínicos. Com base nessas informações efetivaram-se intervenções psicoeducacionais com os alunos e professoras especialistas e aplicou-se a Escala de Comportamento Adaptativo Vineland. De modo geral, identificou-se um padrão restrito de aprendizagens funcionais e comportamentos interacionas nos casos observados. Ao final da proposta questionou-se qual a contribuição das práticas pedagógicas, ofertadas na sala de aula comum, para o desenvolvimento educacional dos alunos em questão. As análises foram compartilhadas com os profissionais da escola e com os respectivos familiares, e direcionamentos foram apontados a favor da manutenção no ensino comum ou ao encaminhamento à escola especial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-24T13:57:34Z 2015-02-24T13:57:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2892 Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 105-127, 2014. 2178-2679 http://hdl.handle.net/11449/114894 ISSN21782679-2014-10-01-105-127.pdf 3855053449114282 8471116829733774 |
url |
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2892 http://hdl.handle.net/11449/114894 |
identifier_str_mv |
Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 105-127, 2014. 2178-2679 ISSN21782679-2014-10-01-105-127.pdf 3855053449114282 8471116829733774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105-127 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128136631549952 |