Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640 |
Resumo: | Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem. |
id |
UESB-7_551b7210e23f3c4db01f518461927706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/640 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciênciasFormação docenteAção comunicativaTeoria da Ação Comunicativa de HabermasEste estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 187-208Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 187-208Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 187-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640/530Chapani, Daisi TeresinhaOrquiza de Carvalho, Lizete Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/640Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
title |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
spellingShingle |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências Chapani, Daisi Teresinha Formação docente Ação comunicativa Teoria da Ação Comunicativa de Habermas |
title_short |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
title_full |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
title_fullStr |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
title_sort |
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências |
author |
Chapani, Daisi Teresinha |
author_facet |
Chapani, Daisi Teresinha Orquiza de Carvalho, Lizete Maria |
author_role |
author |
author2 |
Orquiza de Carvalho, Lizete Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chapani, Daisi Teresinha Orquiza de Carvalho, Lizete Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ação comunicativa Teoria da Ação Comunicativa de Habermas |
topic |
Formação docente Ação comunicativa Teoria da Ação Comunicativa de Habermas |
description |
Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640/530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 187-208 Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 187-208 Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 187-208 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815413018624 |