Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chapani, Daisi Teresinha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Orquiza de Carvalho, Lizete Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640
Resumo: Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.
id UESB-7_551b7210e23f3c4db01f518461927706
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/640
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciênciasFormação docenteAção comunicativaTeoria da Ação Comunicativa de HabermasEste estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.Edições UESB2010-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 187-208Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 187-208Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 187-2082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640/530Chapani, Daisi TeresinhaOrquiza de Carvalho, Lizete Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:00:34Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/640Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:00:34Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
title Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
spellingShingle Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
Chapani, Daisi Teresinha
Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da Ação Comunicativa de Habermas
title_short Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
title_full Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
title_fullStr Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
title_full_unstemmed Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
title_sort Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de ciências
author Chapani, Daisi Teresinha
author_facet Chapani, Daisi Teresinha
Orquiza de Carvalho, Lizete Maria
author_role author
author2 Orquiza de Carvalho, Lizete Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chapani, Daisi Teresinha
Orquiza de Carvalho, Lizete Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da Ação Comunicativa de Habermas
topic Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da Ação Comunicativa de Habermas
description Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640/530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 9 (2010): Escola Pública; 187-208
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 9 (2010): Escola Pública; 187-208
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 9 (2010): Escola Pública; 187-208
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815413018624