Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chapani, Daisi Terezinha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/433
http://hdl.handle.net/11449/134492
Resumo: This study aimed at both identifying possibilities of communicative action that occur in the formative trajectory of Science teachers, and therefore collaborate in the discussion on the rationality approach that supports teacher education. Therefore, we hope to contribute for the construction of a formative model that encourages human emancipation. For this purpose, we draw concepts from Communicative Action Theory proposed by Jürgen Habermas. Data were obtained by half-structuralized interviews. Although strategic actions predominate among those used by teachers during their education period, we observed some tension focus could be identified, better recognized and built up in order to enlarge possibilities of increasing communicative actions in teacher education. We identified political and epistemological factors as obstacles for these possibilities to materialize.
id UNSP_dc3247348b4bda378e1a57221ff9bcfe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134492
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de CiênciasBetween systems and world life: possibilities of communicative actions on science teachers’s trajetoryTeachers educationCommunicative actionCommunicative actionTheory proposed by HabermasFormação docenteAção comunicativaTeoria da açãoComunicativa de HabermasThis study aimed at both identifying possibilities of communicative action that occur in the formative trajectory of Science teachers, and therefore collaborate in the discussion on the rationality approach that supports teacher education. Therefore, we hope to contribute for the construction of a formative model that encourages human emancipation. For this purpose, we draw concepts from Communicative Action Theory proposed by Jürgen Habermas. Data were obtained by half-structuralized interviews. Although strategic actions predominate among those used by teachers during their education period, we observed some tension focus could be identified, better recognized and built up in order to enlarge possibilities of increasing communicative actions in teacher education. We identified political and epistemological factors as obstacles for these possibilities to materialize.Este estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Biológicas, Jequié, BA, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chapani, Daisi TerezinhaCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-03-02T12:56:59Z2016-03-02T12:56:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article187-208application/pdfhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/433Práxis Educacional, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010.1809-0249http://hdl.handle.net/11449/134492ISSN1809-0249-2010-06-09-187-208.pdf85793086234638392571977671030681Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134492Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:10:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
Between systems and world life: possibilities of communicative actions on science teachers’s trajetory
title Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
spellingShingle Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
Chapani, Daisi Terezinha
Teachers education
Communicative action
Communicative action
Theory proposed by Habermas
Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da ação
Comunicativa de Habermas
title_short Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
title_full Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
title_fullStr Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
title_full_unstemmed Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
title_sort Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências
author Chapani, Daisi Terezinha
author_facet Chapani, Daisi Terezinha
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chapani, Daisi Terezinha
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers education
Communicative action
Communicative action
Theory proposed by Habermas
Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da ação
Comunicativa de Habermas
topic Teachers education
Communicative action
Communicative action
Theory proposed by Habermas
Formação docente
Ação comunicativa
Teoria da ação
Comunicativa de Habermas
description This study aimed at both identifying possibilities of communicative action that occur in the formative trajectory of Science teachers, and therefore collaborate in the discussion on the rationality approach that supports teacher education. Therefore, we hope to contribute for the construction of a formative model that encourages human emancipation. For this purpose, we draw concepts from Communicative Action Theory proposed by Jürgen Habermas. Data were obtained by half-structuralized interviews. Although strategic actions predominate among those used by teachers during their education period, we observed some tension focus could be identified, better recognized and built up in order to enlarge possibilities of increasing communicative actions in teacher education. We identified political and epistemological factors as obstacles for these possibilities to materialize.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:59Z
2016-03-02T12:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/433
Práxis Educacional, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010.
1809-0249
http://hdl.handle.net/11449/134492
ISSN1809-0249-2010-06-09-187-208.pdf
8579308623463839
2571977671030681
url http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/433
http://hdl.handle.net/11449/134492
identifier_str_mv Práxis Educacional, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010.
1809-0249
ISSN1809-0249-2010-06-09-187-208.pdf
8579308623463839
2571977671030681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Práxis Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187-208
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046771028393984