A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746 |
Resumo: | O problema desta pesquisa decorre das reflexões sobre a desvalorização do magistério no Brasil e funda-se historicamente na má remuneração e banalização da profissão docente. O pressuposto é de que o (re) desenho do magistério passa por políticas públicas de valorização e reconhecimento da relevância social do ser professor. A indagação orientadora aponta para a seguinte questão: em que situação sócio-histórica se encontra o magistério público brasileiro na educação básica no século XXI e que caminhos podem ser percorridos na direção do (re) desenho do cenário atual? A metodologia utilizada apoia-se na abordagem qualitativa, operacionalizada mediante questionário aberto e semiestruturado. Os resultados da pesquisa priorizem a qualidade atrelada à quantidade, fazendo com que as pessoas sejam mais importantes do que as estruturas. |
id |
UESB-7_596996b6eecbfb0e153388a321803a93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/746 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básicaEscola pública no BrasilProfissão docenteValorização do magistérioO problema desta pesquisa decorre das reflexões sobre a desvalorização do magistério no Brasil e funda-se historicamente na má remuneração e banalização da profissão docente. O pressuposto é de que o (re) desenho do magistério passa por políticas públicas de valorização e reconhecimento da relevância social do ser professor. A indagação orientadora aponta para a seguinte questão: em que situação sócio-histórica se encontra o magistério público brasileiro na educação básica no século XXI e que caminhos podem ser percorridos na direção do (re) desenho do cenário atual? A metodologia utilizada apoia-se na abordagem qualitativa, operacionalizada mediante questionário aberto e semiestruturado. Os resultados da pesquisa priorizem a qualidade atrelada à quantidade, fazendo com que as pessoas sejam mais importantes do que as estruturas.Edições UESB2013-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-102Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-102Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-1022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746/629Vieira, Hamilton PerninckDias Cavalcante, Maria Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/746Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
title |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
spellingShingle |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica Vieira, Hamilton Perninck Escola pública no Brasil Profissão docente Valorização do magistério |
title_short |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
title_full |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
title_fullStr |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
title_full_unstemmed |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
title_sort |
A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica |
author |
Vieira, Hamilton Perninck |
author_facet |
Vieira, Hamilton Perninck Dias Cavalcante, Maria Marina |
author_role |
author |
author2 |
Dias Cavalcante, Maria Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Hamilton Perninck Dias Cavalcante, Maria Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública no Brasil Profissão docente Valorização do magistério |
topic |
Escola pública no Brasil Profissão docente Valorização do magistério |
description |
O problema desta pesquisa decorre das reflexões sobre a desvalorização do magistério no Brasil e funda-se historicamente na má remuneração e banalização da profissão docente. O pressuposto é de que o (re) desenho do magistério passa por políticas públicas de valorização e reconhecimento da relevância social do ser professor. A indagação orientadora aponta para a seguinte questão: em que situação sócio-histórica se encontra o magistério público brasileiro na educação básica no século XXI e que caminhos podem ser percorridos na direção do (re) desenho do cenário atual? A metodologia utilizada apoia-se na abordagem qualitativa, operacionalizada mediante questionário aberto e semiestruturado. Os resultados da pesquisa priorizem a qualidade atrelada à quantidade, fazendo com que as pessoas sejam mais importantes do que as estruturas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746/629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-102 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-102 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 79-102 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815846080512 |