A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Hamilton Perninck
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dias Cavalcante, Maria Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/746
Resumo: O problema desta pesquisa decorre das reflexões sobre a desvalorização do magistério no Brasil e funda-se historicamente na má remuneração e banalização da profissão docente. O pressuposto é de que o (re) desenho do magistério passa por políticas públicas de valorização e reconhecimento da relevância social do ser professor. A indagação orientadora aponta para a seguinte questão: em que situação sócio-histórica se encontra o magistério público brasileiro na educação básica no século XXI e que caminhos podem ser percorridos na direção do (re) desenho do cenário atual? A metodologia utilizada apoia-se na abordagem qualitativa, operacionalizada mediante questionário aberto e semiestruturado. Os resultados da pesquisa priorizem a qualidade atrelada à quantidade, fazendo com que as pessoas sejam mais importantes do que as estruturas.
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