Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Guilherme Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651
Resumo: Esse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos.
id UESB-7_5b0dc5c8ee7e73440f53b9c9db4ce80a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/651
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemáticaFormação DocenteGeometria DinâmicaGrupos de EstudosEsse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos.Edições UESB2011-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 69-84Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 69-84Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 69-842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539Gomes da Silva, Guilherme Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/651Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:08Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
title Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
Gomes da Silva, Guilherme Henrique
Formação Docente
Geometria Dinâmica
Grupos de Estudos
title_short Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
title_full Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
title_sort Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
author Gomes da Silva, Guilherme Henrique
author_facet Gomes da Silva, Guilherme Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Guilherme Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Geometria Dinâmica
Grupos de Estudos
topic Formação Docente
Geometria Dinâmica
Grupos de Estudos
description Esse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 69-84
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 69-84
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 69-84
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815429795840