Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651 |
Resumo: | Esse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos. |
id |
UESB-7_5b0dc5c8ee7e73440f53b9c9db4ce80a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/651 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemáticaFormação DocenteGeometria DinâmicaGrupos de EstudosEsse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos.Edições UESB2011-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 69-84Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 69-84Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 69-842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539Gomes da Silva, Guilherme Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/651Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:08Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
title |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática Gomes da Silva, Guilherme Henrique Formação Docente Geometria Dinâmica Grupos de Estudos |
title_short |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática |
author |
Gomes da Silva, Guilherme Henrique |
author_facet |
Gomes da Silva, Guilherme Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Guilherme Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Geometria Dinâmica Grupos de Estudos |
topic |
Formação Docente Geometria Dinâmica Grupos de Estudos |
description |
Esse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 69-84 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 69-84 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 69-84 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815429795840 |