Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de Matemática : uma proposta à produção de significados no estudo de Geometria
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38022 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por propósito analisar o contexto do ensino e do estudo das Geometrias não Euclidianas no Brasil e a produção de significados de futuros professores de Matemática sobre esse tema. Dentro dessa ótica, identificamos os cursos de Licenciatura em Matemática que apresentam em suas propostas curriculares indícios do ensino de Geometrias não Euclidianas na formação inicial do professor de Matemática onde realizamos um mapeamento por meio de amostra estratificada apresentada nas regiões do território brasileiro. Como resultado temos que, dos 372 cursos identificados e analisados, apenas 15,32% apresentaram disciplinas que abordam o estudo de Geometrias não Euclidianas como conteúdo específico para a formação do professor. O mapeamento indicou ainda que há pouco envolvimento do futuro professor com essas Geometrias contribuindo para que o licenciando construa sua relação com o espaço através de um único modelo geométrico – o euclidiano. Em outro momento da pesquisa, investigamos indícios que norteiam o ensino de Geometrias não Euclidianas na Educação Básica nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, nas Orientações Curriculares Estaduais e na Base Nacional Comum Curricular. As informações obtidas partindo do mapeamento efetuado e das orientações curriculares foram relevantes para a construção da proposta de intervenção, sendo essa desenvolvida com 16 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Nesse contexto, foram então vivenciadas e exploradas situações didáticas envolvendo diferentes modelos geométricos. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, complementada pela Teoria da Atividade de Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino de Moura são os aportes teóricos que subsidiaram a investigação e as ações pedagógicas nessa etapa do estudo. Nessa perspectiva, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino como um desdobramento da perspectiva Histórico-Cultural, segundo a qual utilizamos como contexto para a negociação de significados entre os participantes. Para a construção dos dados obtidos nessa fase da pesquisa utilizamos os seguintes instrumentos: áudio gravações, questionário, Atividade de Ensino, diário de campo e relatórios individuais. O processo de internalização dos conceitos geométricos foi captado e analisado, utilizando-se como pressupostos duas categorias: o Conflito – da validade lógica à validade empírica; e a Ruptura – do espaço euclidiano para outros espaços, constituídas por meio das interações entre os participantes no Sistema de Atividade de Formação proposto. Os participantes ao estudarem modelos geométricos não euclidianos atribuíram significados diferenciados para o conceito de reta, paralelismo e soma de ângulos internos de um triângulo, ampliando assim, a compreensão desses conceitos quando constituídos no modelo geométrico euclidiano. Concluímos que o estudo de diferentes modelos geométricos na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino promove o desenvolvimento do pensamento teórico e prático do futuro professor de Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Geometria, em particular, das Geometrias não Euclidianas. |
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Dentro dessa ótica, identificamos os cursos de Licenciatura em Matemática que apresentam em suas propostas curriculares indícios do ensino de Geometrias não Euclidianas na formação inicial do professor de Matemática onde realizamos um mapeamento por meio de amostra estratificada apresentada nas regiões do território brasileiro. Como resultado temos que, dos 372 cursos identificados e analisados, apenas 15,32% apresentaram disciplinas que abordam o estudo de Geometrias não Euclidianas como conteúdo específico para a formação do professor. O mapeamento indicou ainda que há pouco envolvimento do futuro professor com essas Geometrias contribuindo para que o licenciando construa sua relação com o espaço através de um único modelo geométrico – o euclidiano. Em outro momento da pesquisa, investigamos indícios que norteiam o ensino de Geometrias não Euclidianas na Educação Básica nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, nas Orientações Curriculares Estaduais e na Base Nacional Comum Curricular. As informações obtidas partindo do mapeamento efetuado e das orientações curriculares foram relevantes para a construção da proposta de intervenção, sendo essa desenvolvida com 16 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Nesse contexto, foram então vivenciadas e exploradas situações didáticas envolvendo diferentes modelos geométricos. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, complementada pela Teoria da Atividade de Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino de Moura são os aportes teóricos que subsidiaram a investigação e as ações pedagógicas nessa etapa do estudo. Nessa perspectiva, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino como um desdobramento da perspectiva Histórico-Cultural, segundo a qual utilizamos como contexto para a negociação de significados entre os participantes. Para a construção dos dados obtidos nessa fase da pesquisa utilizamos os seguintes instrumentos: áudio gravações, questionário, Atividade de Ensino, diário de campo e relatórios individuais. O processo de internalização dos conceitos geométricos foi captado e analisado, utilizando-se como pressupostos duas categorias: o Conflito – da validade lógica à validade empírica; e a Ruptura – do espaço euclidiano para outros espaços, constituídas por meio das interações entre os participantes no Sistema de Atividade de Formação proposto. Os participantes ao estudarem modelos geométricos não euclidianos atribuíram significados diferenciados para o conceito de reta, paralelismo e soma de ângulos internos de um triângulo, ampliando assim, a compreensão desses conceitos quando constituídos no modelo geométrico euclidiano. Concluímos que o estudo de diferentes modelos geométricos na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino promove o desenvolvimento do pensamento teórico e prático do futuro professor de Matemática no processo de ensino e aprendizagem da Geometria, em particular, das Geometrias não Euclidianas.This research aims to analyze the context of teaching and studying non-Euclidean geometries in Brazil and the production of meanings of future mathematics teachers on this topic. Within this perspective, we identified the Licenciatura courses in Mathematics that present in their curricular proposals evidence of the teaching of non-Euclidean Geometries in the initial formation of the Mathematics teacher where we carried out a mapping by means of a stratified sample presented in the regions of the Brazilian territory. As a result, of the 372 courses identified and analyzed, only 15.32% presented subjects that approach the study of non-Euclidean geometries as specific content for teacher training. The mapping also indicated that there is little involvement of the future teacher with these Geometries, contributing to the licensee building his relationship with space through a single geometric model - the Euclidean. At another point in the research, we investigated evidence that guides the teaching of non-Euclidean Geometries in Basic Education in the National Curriculum Parameters for Elementary Education, in the National Curriculum Parameters for Secondary Education, in the State Curricular Guidelines and in the Common National Curricular Base. The information obtained from the mapping carried out and the curricular guidelines were relevant for the construction of the intervention proposal, which developed with 16 students of the Mathematics Degree course at the University of the State of Bahia. In this context, didactic situations involving different geometric models then experienced and explored. Vygotsky's Historical-Cultural Theory, complemented by Leontiev's Theory of Activity and Moura's Teaching Guidance Activity, are the theoretical contributions that supported research and pedagogical actions in this stage of the study. In this perspective, we rely on the theoretical and methodological assumptions of the Teaching Guidance Activity as an unfolding of the Historical-Cultural perspective, according to which we use it as a context for the negotiation of meanings between the participants. For the construction of the data obtained in this phase of the research, we used the following instruments: audio recordings, questionnaire, Teaching Activity, field diary and individual reports. The internalization process of geometric concepts captured and analyzed, using two categories as assumptions: Conflict - from logical validity to empirical validity; and Rupture - from Euclidean space to other spaces, constituted through interactions between participants in the proposed Training Activity System. When studying non-Euclidean geometric models, the participants attributed different meanings to the concept of a line, parallelism and the sum of the internal angles of a triangle, thus expanding the understanding of these concepts when constituted in the Euclidean geometric model. We conclude that the study of different geometric models in the perspective of Teaching Guidance Activity promotes the development of theoretical and practical thinking of the future Mathematics teacher in the process of teaching and learning Geometry, in particular, of non-Euclidean Geometries.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeometria EuclidianaProfessores - FormaçãoGeometria - Estudo e EnsinoUFPE - Pós-graduaçãoGeometrias não euclidianas na formação inicial do professor de Matemática : uma proposta à produção de significados no estudo de Geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38022/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Clóvis Lisbôa dos Santos Júnior.pdfTESE Clóvis Lisbôa dos Santos Júnior.pdfapplication/pdf6753877https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38022/1/TESE%20Cl%c3%b3vis%20Lisb%c3%b4a%20dos%20Santos%20J%c3%banior.pdffb2deb99c545a5c634dcff09e10d112dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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