O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tempera, Tiago Bruno Correia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072
Resumo: A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.
id UESB-7_5c6d995993f0cf83989bf147a96c847a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10072
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal Trabajo de proyecto en la práctica docente de futuros profesores de educación básica en PortugalProject-based learning in the practicum of future basic education teachers in Portugal formação inicialmétodo de projetoprática de ensinoformación inicial de profesorespráctica pedagógicatrabajo de proyectoinitial teacher educationproject-based learningteaching practiceA prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.La práctica docente supervisada del futuro profesor es un período determinante para el desarrollo de sus prácticas educativas y competencias profesionales. A pesar de valorar su carácter activo e interdisciplinario, muchos profesores han mostrado dificultades para implementar Trabajo de Proyecto en sus prácticas. Este estudio tiene como objetivo comprender cómo los futuros docentes del 1er Ciclo de Educación Básica, en Portugal, integran el Trabajo de Proyecto en sus prácticas pedagógicas. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas de grupos focales con dos grupos de estudiantes de diferentes instituciones, pero con modelos de formación similares. Los resultados demuestran que los futuros profesores valoran y buscan incluir el Trabajo de Proyectos en sus prácticas educativas, pasando por algunas dificultades en la implementación de esta metodología, las cuales podrían ser paliadas a través de una mayor consulta entre la institución formadora y las escuelas de práctica, con el fin de minimizar la brecha entre los modelos pedagógicos abordados en la formación y las realidades educativas encontradas.The supervised teaching practice of a future teacher is a determining period for the development of their educational practices and professional skills. Despite valuing its active and interdisciplinary nature, many teachers have shown difficulties in implementing the Project-based Learning method in their practices. This study aims to understand how future teachers of the 1st Cycle of Basic Education, in Portugal, integrate Project-based Learning in their practicum. Data were collected through focus group interviews with two groups of students from different institutions, but with similar training models. The results demonstrate that future teachers value and seek to include Project-based Learning in their educational practices, going through some difficulties in the implementation of this method, which could be alleviated through greater consultation between training institutions and internship schools, in order to minimize the gap between the addressed pedagogical models and the educational realities found.Edições UESB2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1007210.22481/praxisedu.v18i49.10072Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10072Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10072Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e100722178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072/6619Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTempera, Tiago Bruno CorreiaTinoca, Luís Alexandre da Fonseca2022-04-18T14:35:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10072Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-04-18T14:35:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
Trabajo de proyecto en la práctica docente de futuros profesores de educación básica en Portugal
Project-based learning in the practicum of future basic education teachers in Portugal
title O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
spellingShingle O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
Tempera, Tiago Bruno Correia
formação inicial
método de projeto
prática de ensino
formación inicial de profesores
práctica pedagógica
trabajo de proyecto
initial teacher education
project-based learning
teaching practice
title_short O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
title_full O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
title_fullStr O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
title_full_unstemmed O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
title_sort O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
author Tempera, Tiago Bruno Correia
author_facet Tempera, Tiago Bruno Correia
Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca
author_role author
author2 Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tempera, Tiago Bruno Correia
Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
método de projeto
prática de ensino
formación inicial de profesores
práctica pedagógica
trabajo de proyecto
initial teacher education
project-based learning
teaching practice
topic formação inicial
método de projeto
prática de ensino
formación inicial de profesores
práctica pedagógica
trabajo de proyecto
initial teacher education
project-based learning
teaching practice
description A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072
10.22481/praxisedu.v18i49.10072
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v18i49.10072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072/6619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10072
Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10072
Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e10072
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820629684224