O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072 |
Resumo: | A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas. |
id |
UESB-7_5c6d995993f0cf83989bf147a96c847a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10072 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal Trabajo de proyecto en la práctica docente de futuros profesores de educación básica en PortugalProject-based learning in the practicum of future basic education teachers in Portugal formação inicialmétodo de projetoprática de ensinoformación inicial de profesorespráctica pedagógicatrabajo de proyectoinitial teacher educationproject-based learningteaching practiceA prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.La práctica docente supervisada del futuro profesor es un período determinante para el desarrollo de sus prácticas educativas y competencias profesionales. A pesar de valorar su carácter activo e interdisciplinario, muchos profesores han mostrado dificultades para implementar Trabajo de Proyecto en sus prácticas. Este estudio tiene como objetivo comprender cómo los futuros docentes del 1er Ciclo de Educación Básica, en Portugal, integran el Trabajo de Proyecto en sus prácticas pedagógicas. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas de grupos focales con dos grupos de estudiantes de diferentes instituciones, pero con modelos de formación similares. Los resultados demuestran que los futuros profesores valoran y buscan incluir el Trabajo de Proyectos en sus prácticas educativas, pasando por algunas dificultades en la implementación de esta metodología, las cuales podrían ser paliadas a través de una mayor consulta entre la institución formadora y las escuelas de práctica, con el fin de minimizar la brecha entre los modelos pedagógicos abordados en la formación y las realidades educativas encontradas.The supervised teaching practice of a future teacher is a determining period for the development of their educational practices and professional skills. Despite valuing its active and interdisciplinary nature, many teachers have shown difficulties in implementing the Project-based Learning method in their practices. This study aims to understand how future teachers of the 1st Cycle of Basic Education, in Portugal, integrate Project-based Learning in their practicum. Data were collected through focus group interviews with two groups of students from different institutions, but with similar training models. The results demonstrate that future teachers value and seek to include Project-based Learning in their educational practices, going through some difficulties in the implementation of this method, which could be alleviated through greater consultation between training institutions and internship schools, in order to minimize the gap between the addressed pedagogical models and the educational realities found.Edições UESB2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1007210.22481/praxisedu.v18i49.10072Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10072Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10072Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e100722178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072/6619Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTempera, Tiago Bruno CorreiaTinoca, Luís Alexandre da Fonseca2022-04-18T14:35:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10072Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-04-18T14:35:04Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal Trabajo de proyecto en la práctica docente de futuros profesores de educación básica en Portugal Project-based learning in the practicum of future basic education teachers in Portugal |
title |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
spellingShingle |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal Tempera, Tiago Bruno Correia formação inicial método de projeto prática de ensino formación inicial de profesores práctica pedagógica trabajo de proyecto initial teacher education project-based learning teaching practice |
title_short |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
title_full |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
title_fullStr |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
title_sort |
O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal |
author |
Tempera, Tiago Bruno Correia |
author_facet |
Tempera, Tiago Bruno Correia Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tempera, Tiago Bruno Correia Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial método de projeto prática de ensino formación inicial de profesores práctica pedagógica trabajo de proyecto initial teacher education project-based learning teaching practice |
topic |
formação inicial método de projeto prática de ensino formación inicial de profesores práctica pedagógica trabajo de proyecto initial teacher education project-based learning teaching practice |
description |
A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072 10.22481/praxisedu.v18i49.10072 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v18i49.10072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072/6619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10072 Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10072 Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e10072 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068820629684224 |