PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida Mota, Charles Maycon
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira da Silva, Fabrício, Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059
Resumo: Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.
id UESB-7_5ff4feb6b0083bb3109fcdc9ad76b2c9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5059
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADASClasses multisseriadasNarrativas de siPesquisa (auto)biográfica.Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/505910.22481/praxis.v15i32.5059Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-3772178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059/3926de Almeida Mota, Charles MayconOliveira da Silva, FabrícioVasconcelos Pacheco Rios, Jane Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5059Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
title PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
spellingShingle PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
de Almeida Mota, Charles Maycon
Classes multisseriadas
Narrativas de si
Pesquisa (auto)biográfica.
title_short PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
title_full PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
title_fullStr PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
title_full_unstemmed PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
title_sort PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
author de Almeida Mota, Charles Maycon
author_facet de Almeida Mota, Charles Maycon
Oliveira da Silva, Fabrício
Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana
author_role author
author2 Oliveira da Silva, Fabrício
Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida Mota, Charles Maycon
Oliveira da Silva, Fabrício
Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Classes multisseriadas
Narrativas de si
Pesquisa (auto)biográfica.
topic Classes multisseriadas
Narrativas de si
Pesquisa (auto)biográfica.
description Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059
10.22481/praxis.v15i32.5059
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v15i32.5059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059/3926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817485004800