PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059 |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola. |
id |
UESB-7_5ff4feb6b0083bb3109fcdc9ad76b2c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5059 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADASClasses multisseriadasNarrativas de siPesquisa (auto)biográfica.Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.Edições UESB2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/505910.22481/praxis.v15i32.5059Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-3772178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059/3926de Almeida Mota, Charles MayconOliveira da Silva, FabrícioVasconcelos Pacheco Rios, Jane Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5059Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
title |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
spellingShingle |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS de Almeida Mota, Charles Maycon Classes multisseriadas Narrativas de si Pesquisa (auto)biográfica. |
title_short |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
title_full |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
title_fullStr |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
title_full_unstemmed |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
title_sort |
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS |
author |
de Almeida Mota, Charles Maycon |
author_facet |
de Almeida Mota, Charles Maycon Oliveira da Silva, Fabrício Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira da Silva, Fabrício Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida Mota, Charles Maycon Oliveira da Silva, Fabrício Vasconcelos Pacheco Rios, Jane Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classes multisseriadas Narrativas de si Pesquisa (auto)biográfica. |
topic |
Classes multisseriadas Narrativas de si Pesquisa (auto)biográfica. |
description |
Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059 10.22481/praxis.v15i32.5059 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v15i32.5059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059/3926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico; 358-377 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817485004800 |