A INCLUSÃO DE SUJEITOS E CULTURAS SUBALTERNIZADAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REFLEXÕES EPISTÊMICAS DECOLONIAIS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5905 |
Resumo: | Refletir sobre a inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas no Ensino Superior brasileiro partindo da teoria decolonial foi o objetivo deste artigo. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica/documental, vinculada ao Grupo de Pesquisa Educogitans, do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau-SC. A questão problema levantada foi: como o processo de inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas é promovido no Ensino Superior brasileiro? A metodologia utilizada foi pesquisa em livros e publicações científicas em revistas e na internet. Iniciou-se a referida pesquisa fazendo um breve histórico sobre os conceitos dos corpos, suas estéticas, suas manifestações culturais, logo após abordou-se como estes fatores influenciam no processo de inclusão social e, principalmente, no acesso aos cursos universitários brasileiros, tomando como base algumas universidades públicas das cinco regiões do país. Como embasamento teórico recorreu-se às produções do Grupo Modernidade/Colonialidade M/C composto por autores latino-americanos e caribenhos idealizadores da teoria crítica decolonial e brasileiros como Freire, Candau e Fleuri. A partir deste aporte teórico foi possível compreender como está acontecendo, no Brasil, o acesso ao ensino superior pelas classes sociais até então subalternizada, excluídas e marginalizadas pelo sistema neoliberal capitalista. |
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A INCLUSÃO DE SUJEITOS E CULTURAS SUBALTERNIZADAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REFLEXÕES EPISTÊMICAS DECOLONIAISA INCLUSION OF SUBALTERNIZED SUBJECTS AND CULTURES IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: DECOLONIAL EPISTEMIC REFLECTIONSLA INCLUSIÓN DE SUJETOS Y CULTURAS SUBALTERNIZADAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR BRASILEÑA: REFLEXIONES EPISTÉMICAS DECOLONIALESDecolonialidadeEnsino SuperiorInclusão social de indígenas e negrosDecolonialidadEnseñanza superiorInclusión social de indígenas y negrosDecolonialityHigher educationSocial inclusion of indigenous and blacks Refletir sobre a inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas no Ensino Superior brasileiro partindo da teoria decolonial foi o objetivo deste artigo. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica/documental, vinculada ao Grupo de Pesquisa Educogitans, do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau-SC. A questão problema levantada foi: como o processo de inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas é promovido no Ensino Superior brasileiro? A metodologia utilizada foi pesquisa em livros e publicações científicas em revistas e na internet. Iniciou-se a referida pesquisa fazendo um breve histórico sobre os conceitos dos corpos, suas estéticas, suas manifestações culturais, logo após abordou-se como estes fatores influenciam no processo de inclusão social e, principalmente, no acesso aos cursos universitários brasileiros, tomando como base algumas universidades públicas das cinco regiões do país. Como embasamento teórico recorreu-se às produções do Grupo Modernidade/Colonialidade M/C composto por autores latino-americanos e caribenhos idealizadores da teoria crítica decolonial e brasileiros como Freire, Candau e Fleuri. A partir deste aporte teórico foi possível compreender como está acontecendo, no Brasil, o acesso ao ensino superior pelas classes sociais até então subalternizada, excluídas e marginalizadas pelo sistema neoliberal capitalista. La reflexión sobre la inclusión de sujetos y culturas subalternizadas en la Enseñanza Superior brasileña partiendo de la teoría decolonial fue el objetivo de este artículo. Esta es una investigación cualitativa bibliográfica / documental, vinculada al Grupo de Investigación Educogitans, del Curso de Maestría en Educación, del Programa de Postgrado en Educación (PPGE) de la Universidade Regional de Blumenau – (FURB),ciudad de Blumenau, estado de Santa Catarina. Brasil. La cuestión problema trabajada fue la siguiente: cómo el proceso de inclusión de sujetos y culturas subalternizadas es promovido en la Enseñanza Superior brasileña? La metodología utilizada fue la investigación en libros y publicaciones científicas en revistas e internet. Se inició la investigación haciendo una breve historia sobre los conceptos de cuerpos, su estética, sus manifestaciones culturales, y después se abordó cómo estos factores influyen en el proceso de inclusión social y, principalmente, en el acceso a los cursos universitarios brasileños, teniendo como base algunas universidades públicas de las cinco regiones del Brasil. Como base teórica se recurrió a las producciones del Grupo Modernidad / Colonialidad M / C compuesto por autores latinoamericanos y caribeños idealizadores de la teoría crítica decolonial y brasileños como P. Freire, V. Candau y R. M. Fleuri. A partir de este aporte teórico fue posible comprender cómo está sucediendo, en Brasil, el acceso a la enseñanza superior por las clases sociales hasta entonces subalternizada, excluidas y marginadas por el sistema neoliberal capitalista. This article reflects on the inclusion of inferiorized subjects and cultures in Brazilian Higher Education, from a decolonial theory. This is a qualitative bibliographical/ documentary research, linked to Blumenau’s Regional University - FURB Educogitans Research Group in the Education Master Course Postgraduate Program, Blumenau, Brazil. The issue raised was: how is the inclusion process of inferiorized subjects and cultures promoted in Brazilian higher education? The methodology employed researched books and scientific publications in magazines and on the internet. This research stars with a brief history about the concepts of bodies, their aesthetics, their cultural manifestations, how these factors influence the process of social inclusion and, mainly, in the access to Brazilian university courses, taking as reference public universities in the five regions of the country. As a theoretical basis, the production of the Modernity/ Coloniality Group was employed, those consisting of Latin American and Caribbean authors who idealized the decolonial critical theory and Brazilian authors such as Freire, Candau and Fleuri. From this theoretical contribution it was possible to understand how access to higher education by inferiorized social classes that are excluded and marginalized by the capitalist neoliberal system is happening in Brazil. 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