Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas. |
id |
UESB-7_648a9e30c7f366f0057a507e4bf2ab93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12889 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar Consideraciones sobre temas de género y sexualidad en la publicidad televisiva en el contexto escolarConsiderations on gender and sexuality issues associated with tv advertisements in the school context gênerosexualidadepropagandas televisivasgénerosexualidadanuncios de televisióngendersexualitytv advertisementsO objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas.The aim of the current study is to investigate the viewpoint of 9th-grade Elementary School male/female students about gender and sexuality issues presented in TV advertisements. The adopted methodology has followed a qualitative approach, based on collaborative interventionist fieldwork. Data generation instruments comprised participatory observation, conversation circle, thematic workshop and questionnaires. In total, 25 students (12 girls and 13 boys) from a public school in Areia County-PB participated in the study. Results have shown that both male and female students reproduced crystallized stereotypes associated with gender and sexuality issues; collaborative work enabled students to see, in a critical manner, associations between male and female presented in TV advertisements.El presente trabajo tiene como objetivo comprender el punto de vista de los alumnos del 9º grado de la Enseñanza Fundamental sobre las cuestiones de género y sexualidad presentadas en los anuncios televisivos. La metodología siguió un enfoque cualitativo, basado en trabajo de campo colaborativo intervencionista. Los instrumentos de generación de datos fueron: observación participante, rueda de conversación, taller temático y cuestionarios. En total, 25 alumnos de una escuela pública de la ciudad de Areia-PB participaron del estudio, 12 mujeres y 13 hombres. Los resultados mostraron que los estudiantes reprodujeron estereotipos cristalizados en relación a las cuestiones de género y sexualidad; el trabajo colaborativo permitió a los estudiantes ver, de manera crítica, las relaciones entre masculino y femenino, presentadas en los anuncios de televisión.Edições UESB2024-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1288910.22481/praxisedu.v20i51.12889Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e12889Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e12889Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e128892178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889/8486Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisGomes, Paula Cristina2024-03-08T22:19:25Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12889Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-03-08T22:19:25Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar Consideraciones sobre temas de género y sexualidad en la publicidad televisiva en el contexto escolar Considerations on gender and sexuality issues associated with tv advertisements in the school context |
title |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
spellingShingle |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar Miranda, Joseval dos Reis gênero sexualidade propagandas televisivas género sexualidad anuncios de televisión gender sexuality tv advertisements |
title_short |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
title_full |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
title_fullStr |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
title_sort |
Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar |
author |
Miranda, Joseval dos Reis |
author_facet |
Miranda, Joseval dos Reis Gomes, Paula Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Paula Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Joseval dos Reis Gomes, Paula Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero sexualidade propagandas televisivas género sexualidad anuncios de televisión gender sexuality tv advertisements |
topic |
gênero sexualidade propagandas televisivas género sexualidad anuncios de televisión gender sexuality tv advertisements |
description |
O objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889 10.22481/praxisedu.v20i51.12889 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v20i51.12889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889/8486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e12889 Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e12889 Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e12889 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813648265216 |