Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Joseval dos Reis
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Paula Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas.
id UESB-7_648a9e30c7f366f0057a507e4bf2ab93
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12889
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar Consideraciones sobre temas de género y sexualidad en la publicidad televisiva en el contexto escolarConsiderations on gender and sexuality issues associated with tv advertisements in the school context gênerosexualidadepropagandas televisivasgénerosexualidadanuncios de televisióngendersexualitytv advertisementsO objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas.The aim of the current study is to investigate the viewpoint of 9th-grade Elementary School male/female students about gender and sexuality issues presented in TV advertisements. The adopted methodology has followed a qualitative approach, based on collaborative interventionist fieldwork. Data generation instruments comprised participatory observation, conversation circle, thematic workshop and questionnaires. In total, 25 students (12 girls and 13 boys) from a public school in Areia County-PB participated in the study. Results have shown that both male and female students reproduced crystallized stereotypes associated with gender and sexuality issues; collaborative work enabled students to see, in a critical manner, associations between male and female presented in TV advertisements.El presente trabajo tiene como objetivo comprender el punto de vista de los alumnos del 9º grado de la Enseñanza Fundamental sobre las cuestiones de género y sexualidad presentadas en los anuncios televisivos. La metodología siguió un enfoque cualitativo, basado en trabajo de campo colaborativo intervencionista. Los instrumentos de generación de datos fueron: observación participante, rueda de conversación, taller temático y cuestionarios. En total, 25 alumnos de una escuela pública de la ciudad de Areia-PB participaron del estudio, 12 mujeres y 13 hombres. Los resultados mostraron que los estudiantes reprodujeron estereotipos cristalizados en relación a las cuestiones de género y sexualidad; el trabajo colaborativo permitió a los estudiantes ver, de manera crítica, las relaciones entre masculino y femenino, presentadas en los anuncios de televisión.Edições UESB2024-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1288910.22481/praxisedu.v20i51.12889Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e12889Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e12889Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e128892178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889/8486Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisGomes, Paula Cristina2024-03-08T22:19:25Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12889Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-03-08T22:19:25Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
Consideraciones sobre temas de género y sexualidad en la publicidad televisiva en el contexto escolar
Considerations on gender and sexuality issues associated with tv advertisements in the school context
title Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
spellingShingle Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
Miranda, Joseval dos Reis
gênero
sexualidade
propagandas televisivas
género
sexualidad
anuncios de televisión
gender
sexuality
tv advertisements
title_short Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
title_full Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
title_fullStr Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
title_full_unstemmed Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
title_sort Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar
author Miranda, Joseval dos Reis
author_facet Miranda, Joseval dos Reis
Gomes, Paula Cristina
author_role author
author2 Gomes, Paula Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Joseval dos Reis
Gomes, Paula Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
sexualidade
propagandas televisivas
género
sexualidad
anuncios de televisión
gender
sexuality
tv advertisements
topic gênero
sexualidade
propagandas televisivas
género
sexualidad
anuncios de televisión
gender
sexuality
tv advertisements
description O objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889
10.22481/praxisedu.v20i51.12889
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v20i51.12889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889/8486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e12889
Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e12889
Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e12889
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813648265216