O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730 |
Resumo: | A relevância tanto da Web quanto das bibliotecas digitais para os diversos ramos da ciência tem impulsionado pesquisadores e comunidades científicas a buscar soluções de integração, intercâmbio e entendimento semântico sobre os conteúdos que nelas circulam a fim de proporcionar uma recuperação mais precisa, relevante e significativa para o usuário final. Nesse sentido, as bibliotecas digitais se configuram no cenário atual, como ambientes informacionais promissores e facilitadores do conhecimento registrado earmazenado em estruturas padronizadas, disponibilizando aos usuários informações seguras e confiáveis. Assim, a pesquisa se caracteriza por uma revisão na literatura científica interdisciplinar nas áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Educação, no âmbito das bibliotecas digitais, destacando as questões da sociedade da informação contemporaneamente e como os sujeitos institucionais precisam desenvolver suas competências em informação, culminando numa prática colaborativa de construção deconhecimento e aprendizagem no ambiente digital. |
id |
UESB-7_64d19e77ab347b26c79a094a6011fc63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/730 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na webAprendizagem na WebBiblioteca digitalCompetência informacionalInformação e TecnologiaA relevância tanto da Web quanto das bibliotecas digitais para os diversos ramos da ciência tem impulsionado pesquisadores e comunidades científicas a buscar soluções de integração, intercâmbio e entendimento semântico sobre os conteúdos que nelas circulam a fim de proporcionar uma recuperação mais precisa, relevante e significativa para o usuário final. Nesse sentido, as bibliotecas digitais se configuram no cenário atual, como ambientes informacionais promissores e facilitadores do conhecimento registrado earmazenado em estruturas padronizadas, disponibilizando aos usuários informações seguras e confiáveis. Assim, a pesquisa se caracteriza por uma revisão na literatura científica interdisciplinar nas áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Educação, no âmbito das bibliotecas digitais, destacando as questões da sociedade da informação contemporaneamente e como os sujeitos institucionais precisam desenvolver suas competências em informação, culminando numa prática colaborativa de construção deconhecimento e aprendizagem no ambiente digital.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-102Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-102Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-1022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730/615de Castro, Fabiano Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/730Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
title |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
spellingShingle |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web de Castro, Fabiano Ferreira Aprendizagem na Web Biblioteca digital Competência informacional Informação e Tecnologia |
title_short |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
title_full |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
title_fullStr |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
title_full_unstemmed |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
title_sort |
O contributo das bibliotecas digitais para aprendizagem na web |
author |
de Castro, Fabiano Ferreira |
author_facet |
de Castro, Fabiano Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Fabiano Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem na Web Biblioteca digital Competência informacional Informação e Tecnologia |
topic |
Aprendizagem na Web Biblioteca digital Competência informacional Informação e Tecnologia |
description |
A relevância tanto da Web quanto das bibliotecas digitais para os diversos ramos da ciência tem impulsionado pesquisadores e comunidades científicas a buscar soluções de integração, intercâmbio e entendimento semântico sobre os conteúdos que nelas circulam a fim de proporcionar uma recuperação mais precisa, relevante e significativa para o usuário final. Nesse sentido, as bibliotecas digitais se configuram no cenário atual, como ambientes informacionais promissores e facilitadores do conhecimento registrado earmazenado em estruturas padronizadas, disponibilizando aos usuários informações seguras e confiáveis. Assim, a pesquisa se caracteriza por uma revisão na literatura científica interdisciplinar nas áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Educação, no âmbito das bibliotecas digitais, destacando as questões da sociedade da informação contemporaneamente e como os sujeitos institucionais precisam desenvolver suas competências em informação, culminando numa prática colaborativa de construção deconhecimento e aprendizagem no ambiente digital. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/730/615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-102 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-102 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 83-102 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815532556288 |