Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaranta, Silvia Cinelli
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: do Rosário Santoro Franco, Maria Amélia, Betti, Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/906
Resumo: Qual profissional deverá assumir a prática da educação física na Educação Infantil? Essa é uma questão ainda não resolvida no Brasil. Historicamente, foram os professores polivalentes que assumiram tal tarefa. No entanto, hoje há perspectiva de que os professores licenciados em Educação Física ministrem aulas para o segmento. Em ambos os casos existem dificuldades a superar: a formação inicial dos docentes; as condições institucionais; as ambiguidades epistemológicas decorrentes das especificidades no trato da infância e a fragilidade das equipes pedagógicas escolares. Nesse cenário de complexidade, o objetivo deste estudo é compreender as condições e dificuldades pedagógicas que enfrentam professores de Educação Física na Educação Infantil e as possibilidades de avançar nas perspectivas pedagógicas para a infância. A pesquisa foi realizada em um município do estado de São Paulo que optou pelo trabalho de professores de Educação Física na Educação Infantil. Utilizamo-nos de dados de questionários e entrevistas realizadas com professores e supervisoras de ensino, triangulando-os através da análise de conteúdos e trabalhos hermenêuticos de interpretação. Os dados permitiram compreender que há necessidade de que os currículos dos cursos de formação considerem as crianças pequenas com mais profundidade; analisando suas especificidades e possibilidades formativas e que olhar para a criança e seu movimento expressivo deve constituir o roteiro didático para o planejamento de atividades e sentidos da aprendizagem. Concluímos, ainda, que o trabalho pedagógico com crianças pequenas requer que o coletivo dos docentes se integre à formação continuada e que as atividades se desenvolvam de forma interdisciplinar.
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