Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capistrano, Naire Jane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Maria de F´átima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694
Resumo:  Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar.
id UESB-7_6a35603ea89d6adf034175a86069a6be
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/694
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olharesBrincarEducação InfantilFormação continuada de professores Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar.Edições UESB2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-1842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694/579Capistrano, Naire JaneAraújo, Maria de F´átimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/694Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
title Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
spellingShingle Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
Capistrano, Naire Jane
Brincar
Educação Infantil
Formação continuada de professores
title_short Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
title_full Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
title_fullStr Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
title_full_unstemmed Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
title_sort Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
author Capistrano, Naire Jane
author_facet Capistrano, Naire Jane
Araújo, Maria de F´átima
author_role author
author2 Araújo, Maria de F´átima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capistrano, Naire Jane
Araújo, Maria de F´átima
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação Infantil
Formação continuada de professores
topic Brincar
Educação Infantil
Formação continuada de professores
description  Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694/579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815486418944