Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694 |
Resumo: | Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar. |
id |
UESB-7_6a35603ea89d6adf034175a86069a6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/694 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olharesBrincarEducação InfantilFormação continuada de professores Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar.Edições UESB2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-1842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694/579Capistrano, Naire JaneAraújo, Maria de F´átimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/694Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
title |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
spellingShingle |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares Capistrano, Naire Jane Brincar Educação Infantil Formação continuada de professores |
title_short |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
title_full |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
title_fullStr |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
title_sort |
Formação continuada de professores, educação infantil e o brincar: múltiplos olhares |
author |
Capistrano, Naire Jane |
author_facet |
Capistrano, Naire Jane Araújo, Maria de F´átima |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria de F´átima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capistrano, Naire Jane Araújo, Maria de F´átima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Educação Infantil Formação continuada de professores |
topic |
Brincar Educação Infantil Formação continuada de professores |
description |
Na educação infantil, a construção de saberes relacionados ao brincar também deve ocorrer de modo intencional e sistematizado, pedagógico. Com as crianças que frequentam as instituições de Educação Infantil, a dimensão lúdica é considerada eixo condutor do trabalho educativo, marcadamente manifestada nos momentos da brincadeira. Este artigo tem como objetivo contemplar discussões e reflexões de profissionais da Educação Infantil, em contexto de formação continuada, tendo como foco o brincar em instituições educativas com crianças. Definiu-se, como sujeitos do estudo, tutoras(es), coordenadoras(es) e formadores(es) do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). As discussões/ reflexões acerca do brincar evidenciaram que a formação continuada se constitui em um momento importante e necessário para a formação do(a) profissional que atua na Educação Infantil, na medida em que enfatiza o valor e a necessidade do brincar pelas crianças na escola. Se a brincadeira é espaço de aprendizagem e de desenvolvimento, a escola também é lugar de brincar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/694/579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 169-184 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815486418944 |